Absolutismo

Páginas: 4 (762 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014
Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém (em geral, um monarca) deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão. É uma organização política na qual o soberanoconcentrava todos os poderes do estado em suas mãos. Os teóricos de relevo associados ao absolutismo incluem autores como Maquiavel, Jean Bodin, Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra, Bossuet e Thomas Hobbes.Esta ideia tem sido algumas vezes confundida com a doutrina do "Direito Divino dos Reis", que defende que a autoridade do governante emana diretamente de Deus, e que não podem ser depostos a não serpor Deus, defendido por alguns absolutistas como Jean Bodin, Jaime I e Jacques Bossuet , A Monarquia Absolutista nasce com Luís XIV de França, conhecido como "Rei-Sol", logo após a morte do seuprimeiro-ministro, em 9 de Março de 1661, o Cardeal Mazarino. E que, nessa altura, terá se voltado para o seu chanceler e declarado solenemente:

“Senhor, eu lhe pedi que se reunisse com meus ministros esecretários de Estado para dizer que até agora eu deixei o falecido senhor cardeal conduzir os assuntos de Estado; já é hora que eu próprio governe. Vocês me auxiliarão com seus conselhos, quando eulhes pedir.” , Em Portugal, verdadeiramente, nunca existiu a Monarquia Absolutista mas sim o que os monárquicos chamam uma Monarquia Tradicional2 , pois o rei português sempre teve poder limitado pelascortes e por outros órgãos de soberania.

No entanto, também é verdade que o Reino de Portugal passou por várias fases do desenvolvimento em um sentido crescente do aumento de autoridade econcentração do poder nas mãos dos reis, até ao aparecimento da Monarquia Constitucional, atingindo o seu auge no reinado de João V.3 Contudo, não se pode determinar com muita precisão que a monarquiaportuguesa se tenha encontrado estruturada em bases absolutistas depois disso. Essa questão é difícil porque as raízes do poder monárquico foram se desenvolvendo aos poucos, em várias estruturas e crescendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • absolutismo
  • Absolutismo
  • absolutismo
  • ABSOLUTISMO
  • ABSOLUTISMO
  • Absolutismo
  • Absolutismo
  • absolutismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!