absolutismo

Páginas: 5 (1079 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
ABSOLUTISMO – RESUMO ESTENDIDO
Uma das principais características da Idade Média era a fragmentação político-administrativa da Europa. Isso ocorria porque os feudos eram unidades políticas independentes onde quem exercia o poder eram os senhores feudais. Geralmente, esses nobres se submetiam ao poder do Papa, representante máximo do Sacro Império Romano Germânico, ou seja, da Igreja Católica enão ao poder do Rei. Este era mais um senhor feudal e exercia um poder simbólico. Dessa forma, a Europa se identificava mais como fazendo parte da “cristandade” do que como pertencente a Estados. Isso porque não havia Estados centralizados. A ideia de constituição de Estados Centralizados, de pertencimento a uma nação governada por um Rei que seria o soberano, surge na modernidade. A necessidade deorganização de Estados Modernos surge a partir do desmantelamento das relações feudais e da ascensão da burguesia. Para os burgueses, grupo social ligado ao comércio, a sociedade precisa de uma nova organização política. A continuidade de seu progresso dependia da implantação de governos estáveis que acabassem com as constantes guerras feudais e que facilitasse as atividades comerciais,padronizando pesos e medidas e diminuindo a quantidade de impostos (que eram cobrados dentro de cada feudo).
O que era preciso para que houvesse uma centralização de poder e quais seriam as características dos Estados Modernos?
De extrema importância para o estabelecimento de Estado Moderno centralizado é a definição do território. Cada estado precisa definir suas fronteiras políticas e estabelecer oslimites territoriais de cada governo nacional. Vale lembrar que esses estados precisam ter características que fazem com que as pessoas possam se reconhecer como pertencente àquele Estado. Um dos principais fatores que proporciona esse reconhecimento e define a identidade do país é o idioma, ou seja, a língua falada. Outro fator é a elevação do Rei à categoria de soberano, ou seja, este deixava deter apenas poder simbólico para se transformar em um governante com poderes de fato. Para isso, o Rei deveria arregimentar um exército permanente que lhe garantisse a estabilidade de seu poder e a execução de suas decisões.
Com a formação dos Estados Nacionais, o poder alcançado pela figura do Rei em cada Estado ganhou enormes proporções. O fortalecimento do poder dos monarcas se deu por váriosmotivos, entre eles o crescimento do comércio com o consequente aumento de recursos das monarquias alcançados através da cobrança de impostos. Outro fator de grande importância foi a crise da Igreja Católica a partir das reformas religiosas, que resultou no enfraquecimento do poder do Papa e da Igreja de maneira geral. Dessa maneira, as monarquias foram cada vez mais fortalecidas, sendo chamada deMonarquias Absolutas. O regime estabelecido pelos reis absolutos modernos ficou conhecido como Absolutismo.
Como o próprio nome já indica, em uma monarquia absoluta, o monarca, ou seja, o Rei, detém poderes absolutos. Isso quer dizer que todo o poder está concentrando em suas mãos (diferente da época feudal, quando o poder era fragmentado nos feudos dos nobres feudais). No absolutismo, o monarcaassumia as funções de executar as leis, comandar o exército, arrecadar os impostos, aplicar a justiça, enfim, era o “todo poderoso”.
Mas o poder do Rei podia ir além. Em alguns países, como França e Inglaterra, por exemplo, ele era legitimado por um discurso religioso que assumia que os reis seriam escolhidos pelo próprio Deus para governar. A Teoria do Direito Divino dos Reis dava ainda maispoderes ao monarca absoluto, uma vez que ninguém ousaria contestar a vontade divina. Cabe ressaltar aqui que, apesar do fortalecimento da figura real, a Igreja continua tendo grande poder e influência nos assuntos políticos.
O Rei Luís XIV, monarca francês que governou o país entre 1643 e 1715, é o maior exemplo de absolutista.O Estado sou Eu. A frase atribuída a ele sintetiza o poder dos reis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Absolutismo
  • absolutismo
  • Absolutismo
  • ABSOLUTISMO
  • ABSOLUTISMO
  • Absolutismo
  • Absolutismo
  • absolutismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!