Abrahan Linconh

407 palavras 2 páginas
Prova do 3º Bimestre de História
1. Sobre os partidos políticos criados no final do Estado Novo e que comandaram a vida política nacional até 1964, não podemos afirmar:
O PDC tinha expressão nacional em razão do carisma de seu líder Adhemar de Barros

2. O “movimento queremista” foi articulado por lideranças sindicais e apoiava a idéia de continuidade de Vargas no poder. Os comunistas, até então perseguidos pela ditadura varguista, apoiaram esse movimento, pois
Julgavam que seria a melhor maneira para garantir as conquistas trabalhistas.

3. O encontro de Vargas e Roosevelt no início da década de 1940, o que mostra a aproximação ideológica entre esses países incentivada pelos Estados Unidos.
Essa aproximação resultou na participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial em apoio aos estadunidenses, que em troca financiaram a construção da Usina de Volta Redonda, essencial para o projeto de desenvolvimento industrial do país.

4. Durante o governo de Getúlio Vargas (1951-1954), a política econômica era marcadamente nacionalista. A adoção de uma política voltada para os interesses da nação determinou:
O choque com interesses imperialistas, principalmente o norte-americano, já que os países capitalistas, durante a Guerra Fria, se agrupavam sob a direção e de acordo com os interesses dos Estados Unidos.

5. O Brasil sofreu de forma relativamente forte os efeitos da Crise de 1929 porque:
A base da economia eram exportações de produtos agrícolas, principalmente o café, sem grande valor agregado.

6. O populismo de Vargas foi caracterizado, entre outras coisas, pelas ações populistas. O governo atual brasileiro, Lula e Dilma, são caracterizados pelas medidas assistencialistas. Faça uma analise crítica sobre as ações assistencialistas e populistas.
Populismo é um tipo de governo que o governante utiliza várias formas para obter apoio da população. É caracterizado com o carisma e propaganda pessoal, e dizem que eles são diferentes de todos os outros governos

Relacionados