Abra O Oferece Isaque

Páginas: 8 (1903 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
Abraão Oferece Isaque em Sacrifício
08 Outubro, 2013

Esta é uma das passagens mais difíceis do Antigo Testamento, e que parece desafiar o entendimento de toda a bíblia. 

Abraão e Sara vinham esperando há décadas por um filho. Deus os tinha prometido repetidamente que eles teriam muitos descendentes, tantos quantas fossem as estrelas do céu, ou o pó da terra, ou ainda os grãos de areia domar. 

E eles esperam, mas nenhum filho lhes é dado. Sara em desespero, sugere que Abraão tenha um filho com sua serva Agar, e ele tem, nasce Ismael, mas Deus fala a Abraão: Não é este o filho da promessa. O tempo passa, Sara envelhece, agora ela é avançada em idade, incapaz de ter filhos por meios naturais.
Anjos "disfarçados" de homens vêm a tenda de Abraão e a prometem novamente um filho. Sara ri,mas um ano depois nasce Isaque. A alegria de Sara é indescritível, um louvor nasce em seus lábios. E ela diz:
"Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo. Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice" Gênesis 21:6-7.
O Sacrifício de Isaque
Mas o dia da provação é chegado. Abraão se apresenta prontamente ao chamado divino.Deus lhe dirige duras e pesadas palavras:
"Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi" Gênesis 22:2.
Todos conhecem o restante da história, Abraão toma a seu filho Isaque e eles viajam três dias até o local do sacrifício, e constroem um altar juntamente. Sob a promessa deque"Deus proveria para si um cordeiro", Abraão posiciona Isaque sobre a lenha do altar, ergue seu braço com um cutelo em sua mão, mas naquele momento...
"o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho"Gênesis 22:11-12.
Abraão Prepara Isaque para Oferecê-lo em Sacrifício.
Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!
Acaba a provação, o supremo teste de fé, o clímax na vida daquele que seria, dali por diante, chamado de pai da fé. Este é o momento chave na história e na memória da fé, entretanto, é um fato profundamente problemático a ser entendido.
Porque Deus haveria dequerer tomar um filho que Ele já tinha dado? Porque Deus colocaria este casal tão amado por Ele mesmo, sob tamanha provação? Porque Abraão, que havia anteriormente desafiado os céus, sobre o destino de Sodoma, não protestou contra este ato cruel que envolvia um inocente?
A interpretação padrão da maioria dos comentaristas, tanto antigos como os modernos, afirma que Abraão demonstrou todo o seu amorpor Deus, querendo sacrificar o que ele possuía de mais precioso em sua vida, um filho que vinha esperando por tantos e longos anos para ter.
O teólogo cristão dinamarquês Sóren Kierkegaard, escreveu um livro muito interessante sobre esse assunto chamado "Temor e Tremor" , onde ele cunhou a idéia da "suspensão teológica da ética", a idéia de que por amor à Deus, podemos ser levados a praticarações que seriam consideradas moralmente erradas.
Kierkegaard também procurou usar expressões como "fé no absurdo", Abraão sabia que Deus poderia fazer do impossível, possível.
Para Kierkegaard, a fé transcendia qualquer tipo de racionalidade. O rabino russo Yossef Dov Soloveitchik, via nessa passagem que nós não devemos ter a expectativa de sempre sermos vitoriosos, há situações em que somosvencidos, "Deus ordena que o homem abra mão daquilo que mais desejamos", dizia Soloveitchik.
O Sacrifício de Crianças no Antigo Oriente
Todas essas interpretações estão corretas, elas fazem parte da nossa tradição, mas acredito que há uma interpretação que vai além das já citadas acima, por uma única razão: Por toda bíblia, encontramos indicações de que o mais grave pecado de todos era o sacrifício de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abra O
  • ABRas
  • Abra
  • ABRA O
  • Abra Quando
  • ABRA O
  • Abra
  • a abra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!