Abordagens pedagogicas em Educacao Fisica

Páginas: 11 (2733 palavras) Publicado: 3 de março de 2015
Abordagens pedagógicas em educação física:
corpo como objeto e abordagem cultural como conteúdo

 
 
Mestrando em Motricidade Humana
Universidade Estadual Paulista 
 
 
Américo Valdanha Netto 
valdanha@uol.com.br 
(Brasil) 
 
 
 
 
 
Resumo
    O presente artigo surgiu a partir das reflexões feitas durante o curso de Tendências da Educação Física Escolar, realizado no 1ºsemestre de 2005 como parte dos créditos obrigatórios para o programa de Mestrado em Motricidade Humana. Durante o curso foram apresentadas a diversas abordagens pedagógicas que surgiram após a "crise" intelectual que passou a educação Física no início de 1980, afrontando os conteúdos aplicados pela disciplina em sua intervenção social, na escola, buscando a construção de um grupo de conhecimentosespecíficos para a área afim de identificar e objetivar a mesma, para que ganhasse maior caráter cientifico e respeito social. Porém a apresentação dessas novas abordagens, cada uma lutando pela hegemonia do conhecimento da educação física, colaborou para ampliar as dificuldades dos professores que atuam diretamente na escola, no momento em que os mesmos se perdem entre inúmeras teorias distintas quepouco apresentam de exemplo para facilitar a prática do professor. É assim se que se construiu este artigo, uma tentativa de apresentar, através de referenciais bibliográficos, as discussões e as principais abordagens que dela surgiram, culminando em uma discussão sobre o que acredito ser a especificidade da Educação Física e seus conteúdos na escola. 
    Unitermos: Educação Física escolar.Abordagem pedagógica.
"A teoria explica tudo e nada faz. 
A prática tudo faz e nada explica. 
Aqui se concilia a teoria e a prática. 
Nada se faz e ninguém explica nada." 
 
 

http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N° 95 - Abril de 2006

1 / 1 
Introdução: da endoculturação à sistematização da cultura corporal
    A educação se faz presente em todos os momentosda vida, sendo assim é possível afirmar que não existe uma educação, mas sim "educações", sendo que não há uma forma única, tão pouco um único modelo de educação. A escola se apresenta como instituição responsável pela educação, porém a mesma não é o seu único meio de ação nos indivíduos da sociedade.
    Podendo ser usada como saber, idéia ou crença para tornar comum àquilo que é comunitário, aeducação existe livre, vai da família a comunidade, em todos os mundos, sem sala de aula, livros, quadras e professores especializados. A educação, como a conhecemos e definimos nos dias atuais aparece sempre no momento em que surgem formas sociais de condução e controle da aventura de ensinar e aprender, momento em que a educação se sujeita à pedagogia, criando métodos, estabelecendo regras etempos, constituindo executores especializados. Este é o momento em que surge a escola, o aluno e o professor.
    Segundo ALBUQUERQUE (1999) as transformações econômicas e institucionais impuseram no século XVIII a idéia de contrato social como dominante. É neste momento que as bases de desenvolvimento da pedagogia e da escola vão ganhando força, na medida em que as relações dos indivíduos passampor configurações contrastantes, saindo de um ambiente de comunidade para um modelo de sociedade.
    O relacionamento do Homem com seu corpo também são alterados com este novo processo de ensino - aprendizagem, resultado das transformações ocorridas no par comunidade - sociedade. A educação do corpo, assim como toda a educação, antes vivenciada pelo processo de endoculturação, definido porBRANDÀO (1985) como:
Processo de aprendizagem e educação de uma cultura, desde a infância até a idade adulta. Através do qual um grupo social aos poucos socializa, em sua cultura, os seus membros, como tipos de sujeitos sociais,
    passou por uma sistematização, essa chamada de ginástica, que no século XVIII, devida as necessidades de treinamento dos exércitos dos países envolvidos na guerra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • abordagens pedagógicas na educação fisica
  • Abordagens pedagógicas da educação física escolar
  • A identificação das principais características das abordagens pedagógicas da educação física
  • A influência das ideias pedagógicas nas abordagens da educação física
  • educação física ações pedagogicas
  • Tendencias pedagógicas da educação física
  • Tendências Pedagógicas da Educação Física
  • a educação fisica e a prática pedagogica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!