040379

1380 palavras 6 páginas
OZÉIAS DIAS GRATIS

NÚCLEO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
“Abordagens pedagógicas na Educação Física”

UNIDERP – ANHANGUERA
EDUCAÇÃO FÍSICA
5º SEMESTRE

CAMPO GRANDE
2012
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Este trabalho visa apresentar um resumo de algumas tendências pedagógicas da educação física escolar, que tiveram maior destaque no Brasil a partir do final dos anos 70, anos em que começou a ficar mais evidente o rompimento com a tendência predominante até então de uma educação física tecnicista, esportivista e biologista. ( Segundo Suraia Cristina Darido ) E Para esta pesquisa foram estudadas as seguintes abordagens pedagógicas: Desenvolvimentista, Construtivista – Interacionista, Crítico – Superadora, Psicomotricidade e Saúde Renovada.

ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
Os principais autores responsáveis pela difusão desta abordagem no Brasil foram, Tani (1987, 1988), e Manoel (1994), e os trabalhos destes autores e de outros citados por eles, entre os quais destacam-se: D. Gallhue e J. Connoly.
Com base nestes autores e em seus trabalhos referentes a abordagem desenvolvimentista, observa-se que esta abordagem tem como foco principal a criança com idade entre 4 e 14 anos, e que a mesma prioriza a aprendizagem do movimento. O movimento é o principal meio e fim da Educação Física, de certa forma negligenciando o aprendizado e desenvolvimento que ocorre paralelo ao simplesmente físico. Centralizada no movimento e no desenvolvimento da habilidade motora como o principal conceito desta abordagem, ela proporcionou a constituição de outras áreas de estudo humano, a partir da aprendizagem e desenvolvimento motor. Mas o seu principal foco é realmente a habilidade motora, onde busca fazer com que a criança consiga futuramente se adaptar ou atender as exigências do meio no cotidiano. Sua principal limitação é dar pouca ou nenhuma importância à influência do contexto sócio cultural que está por trás da aquisição das habilidades motoras,

Relacionados

  • Edital Div Notas Pr Objs CP 02 2014
    259687 palavras | 1039 páginas
  • Edital Div Notas Pr Objs CP 02 2014
    259687 palavras | 1039 páginas