Abordagens de ensino-aprendizagem

Páginas: 6 (1446 palavras) Publicado: 23 de março de 2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
COMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTO RAGUAIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Discentes: Adenizia Moreira da Silva
Docente: Helida Maria de Moraes

Alto Araguaia-MT
Outubro de 2012

SUMÁRIO

Introdução 3
Abordagem Tradicional 4
Abordagem Comportamentalista 4
AbordagemHumanística 4
Abordagem Cognitivista 5
Abordagem Sócio-Cultural 6
Igualdade 6
Diferença 7
Conclusão 8
Referências 9

Introdução

No trabalho a seguir serão apresentados os diversos tipos de abordagens, sendo elas, a Abordagem Tradicional, Abordagem Comportamentalista, Abordagem Humanística, Abordagem Cognitivista e a Abordagem Sócio-Cultural, no qual com a atuação do professor daênfase no processo ensino- aprendizagem, e citaremos aqui também as diferenças e igualdades entre cada uma delas.

Abordagem Tradicional

É baseada na prática educativa, onde a criança é vista como um adulto essa é a forma de aprender decorando o conteúdo, do jeito que o professor ensina, o aluno aprende, essa abordagem, se resume em “dar a lição” e “tomar a lição”. É praticada a educação formal,no qual o professor detém todo o conhecimento para transmiti-lo ao aluno, o ensino será centrado no professor o aluno apenas escuta para depois repetir o que foi explicado pelo professor. Nessa abordagem o aluno não participa da elaboração do conhecimento, o professor é visto como uma autoridade onde ninguém pode chegar perto e nem o aluno pode fazer perguntas, no entanto é uma abordagem rígidaque persistiu por muito tempo em suas diferentes formas e que passaram a fornecer um quadro referencial para todas as demais abordagens que a ela se seguiram, na qual os padrões eram muito respeitados, durante as aulas as carteiras deveriam estar sempre em perfeita ordem e bem alinhadas. Nas provas era certo ou errado não tinha meio certo e as provas eram a base de questionários

AbordagemComportamentalista

Baseia-se na ideia de que o comportamento é modelado e reforçado, assim o professor é visto como um planejador, nessa abordagem o aluno adquiri um conhecimento que já existia, portanto é controlado pelo professor é ele quem determina os reforços necessários para o aprendizado programado. O aluno aprende do seu jeito, ou seja, como quiser. Essa abordagem comportamentalista analisao processo de aprendizagem, e é mais conhecida pelo termo Behaviorismo. Esse termo desenvolveu-se num contexto em que a Psicologia buscava sua identidade como ciência, enfatizando o comportamento em sua relação com o meio, através de estímulos e respostas.

Abordagem Humanística

Essa aprendizagem é centrada no aluno, e o professor tem que criar condições para facilitar o aprendizado do aluno.Nessa abordagem acrescenta que o homem é o principal elaborador do seu próprio conhecimento, mas também depende da personalidade e conduta do aluno. Tem um posicionamento crítico no sentido de propor mudanças a esse processo apontando assim caminhos para a construção de uma aprendizagem mais significativa para o aprendiz, onde esta, é mais que uma acumulação de fatos, é uma aprendizagem queprovoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência. O professor não interfere diretamente. Dentro desse contexto, o estudante é o centro da sala de aula, podendo selecionarconteúdos que considera relevante para sua vida mantendo a partir daí, uma relação interpessoal com o facilitador.

Abordagem Cognitivista

Nessa abordagem o aluno aprende dependendo do estágio em que se encontra, o professor realiza atividades desafiadoras, provocadoras para gerar conflitos cognitivos que permitem a participação integral para que o aluno possa buscar novas respostas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A escolha da abordagem de ensino aprendizagem
  • ABORDAGEM CONTEMPORANEA ENSINO APRENDIZAGEM
  • Abordagens do processo de ensino e aprendizagem
  • Abordagens do processo e ensino aprendizagem
  • Abordagens no processo de ensino e aprendizagem
  • Processo de ensino aprendizagem: uma abordagem tradicional
  • As abordagens do processo ensino-aprendizagem e o professor
  • O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: do conceito e abordagem para crianças surdas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!