ABORDAGEM HUMANISTA

1677 palavras 7 páginas
DISCIPLINA: Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem (PDTA)
Aula 3: Abordagem Humanista (Rogers)

Carl Ranson Rogers nasceu na cidade de Illinois, estado norte-americano de Chicago, em 1902. Formou-se em História e Psicologia, aplicando seus princípios da psicologia Clínica à Educação.
Foi o primeiro a gravar sessões psicoterapêuticas, com as devidas permissões, tornando possível o estudo objetivo de um processo subjetivo.
Como fruto de suas pesquisas, foi precursor da psicologia humanista ao sistematizar o método da “Terapia Centrada no Cliente” que depois evoluiu para a “Abordagem Centrada na Pessoa”, mas ele próprio afirma que seu objetivo nunca fora criar um sistema próprio de psicoterapia e sim estudar os critérios necessários para a evolução da psicoterapia científica como um todo.
Suas idéias chegaram ao Brasil na década de 70, em confronto com o ideal behaviorista. Faleceu em 1987, na Califórnia, EUA.

A teoria humanista de Rogers deriva de sua prática em psicoterapia. Assim, ele estendeu à educação as proposições da terapia.
Para ele, o ser humano é essencialmente bom; em cada indivíduo há um núcleo positivo que caracteriza o valor pessoal e que tende a expressar-se. A pessoa é mais que um organismo biológico; é um ser com capacidade de mudança. Por isso, a educação deve ver tais características e centrar seu processo nas necessidades do aluno.

O desenvolvimento explica-se a partir de uma única necessidade ou motivo humano básico, que é a fonte de toda a energia – a tendência inata do organismo para desenvolver todas as suas potencialidades. Esta tendência é uma função do organismo como um todo.
A personalidade faz parte desse todo, enquanto uma estrutura interna, que se desenvolve a partir da experiência. É a personalidade que possui essa pré-disposição à auto-realização. Por isso, diz-se que o desenvolvimento á auto-dirigido.

A noção de “eu” É um conceito importante para se compreender o desenvolvimento do homem

Relacionados

  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas