ABORDAGEM ESTRUTURALÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO

1234 palavras 5 páginas
Legenda das partes pra falar:

HÁVILA: INTRODUÇÃO E ORIGEM DA TEORIA ESTRUTURALISTA

KÁSSIA: TIPOS DE SOCIEDADE

NATÃ: TIPOS DE AUTORIDADE

FAGUINER: CARACTERISTICAS DO MODELO BUROCRATICO (obs: lê as características e procura na net um resumin sobre elas pq no trabalho só citamos..)

LUCIANE: Disfunções da Burocracia segundo Merton

BARBÁRA: VANTAGENS DA BUROCRACIA

ABORDAGEM ESTRUTURALÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
A Teoria das Relações Humanas foi uma tentativa de introdução das ciências do comportamento na teoria administrativa através de uma filosofia humanística a respeito da participação do homem na organização. Contudo a partir da década de 1950 a Teoria das Relações Humanas entrou em declínio, pois se de um lado combateu a Teoria Clássica, por outro não proporcionou as bases adequadas de uma nova teoria que a pudesse substituir. Aluninho, atenção agora. A oposição entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas criou um impasse dentro da administração que mesmo a Teoria da Burocracia não teve condições de ultrapassar. A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e um leve aproximação a Teoria das Relações Humanas. Representa também uma visão bastante crítica da organização formal.
Alguns estudiosos foram buscar na obra do economista (já falecido) Max Weber inspiração para uma nova teoria, mais sólida e mais abrangente, que servisse de orientação para o trabalho do administrador.
Origens da Teoria Estruturalista
As origens da burocracia, como forma de organização humana, remontam à Antiguidade. Mas a burocracia, tal como existe hoje, com base no moderno sistema de produção, assim como o capitalismo e a ciência moderna, constituem três formas de racionalidade que surgiram a partir de mudanças religiosas verificadas após o Renascimento nos países protestantes.
A Teoria da burocracia desenvolve-se por volta da década de 40 em decorrência de:
1. A fragilidade e a

Relacionados