ABORDAGEM DE ENFERMAGEM PARA GARDNERELLA VAGINALLIS, TRICHOMONAS VAGINALIS, CANDIDA ALBICANS E CHLAMYDIA TRACHOMATIS

2006 palavras 9 páginas
INSTITUTO IEDUCARE
DISCIPLINA: ENFERMAGEM GINECOLÓGICA

KÊMILE VANILLE SILVA TORRES

ABORDAGEM DE ENFERMAGEM PARA GARDNERELLA VAGINALLIS, TRICHOMONAS VAGINALIS, CANDIDA ALBICANS E CHLAMYDIA TRACHOMATIS

PROFESSORA: LAYANA PACHÊCO

PIRIPIRI, JUNHO 2014

ABORDAGEM DE ENFERMAGEM PARA GARDNERELLA VAGINALLIS

1 CONCEITO
A Gardnerella vaginalis é uma bactéria comum na flora vaginal de mulheres em fase reprodutiva, estabelecendo, normalmente, um equilíbrio harmônico com o organismo. Entretanto, em casos em que ocorre alguma alteração nessa região, como situações de stress, infecções, gravidez e uso de DIU, essas bactérias podem sofrer uma superpopulação, resultando no que chamamos de vaginose bacteriana. A vaginose bacteriana é causada por um crescimento excessivo de bactérias anaeróbicas e da Gardnerella vaginallis,normalmente encontrada na vagina, e por ausência de lactobacilos. Caracteriza-se por um odor de peixe, o qual é particularmente perceptível depois da relação sexual ou durante a menstruação em conseqüência de um aumento do ph vaginal. É comumente acompanhada por uma secreção mais intensa que o normal (SMELTZER;BARE,2005).
A principal forma de contágio na mulher é pela auto infecção, ou seja, está relacionado aos fatores que predispõem a proliferação bacteriana (visto que a Gardnerella é uma bactéria da flora normal feminina), mas também pode dar-se por contato sexual entre mulheres. No homem, a infecção ocorre pela relação sexual desprotegida com uma parceira infectada o período de incubação é de 2 a 21 dias.

2 MANIFESTAÇÕES CLINICAS
Algumas mulheres podem ser assintomáticas, e quando presentes, os sinais e sintomas são: Corrimento amarelado de odor forte e desagradável, bolhas superficialmente distribuídas pela vulva, coceira intensa após o ato sexual, devido à liberação de esperma na região há um intenso odor de peixe podre, Já nos homens, as manifestações

Relacionados