abnitioa

400 palavras 2 páginas
Introdução:

A pilha galvânica consiste em uma placa de cobre mergulhada em uma solução de sulfato de cobre e uma placa de prata mergulhada em uma solução de nitrato de prata. As soluções não se misturam, porem há passagem de íons de uma solução de prata para outra (através de uma ponte salina) ligando-se a placa de cobre a placa de prata por um condutor, passando corrente nesse condutor do cobre para a prata. O potencial gerado pelo uma célula eletroquímica associada a uma reação de oxi-redução da uma ideia da espontaneidade das reações, também as grandezas termodinâmica como entropia(S) e energia livre de gibbs(G) darão ideia de espontaneidade das reações. Define-se em termodinâmica, a entropia como o aumento da desordem do sistema e a energia livre de gibbs como a quantificação da perda de energia quando o sistema realiza trabalho. A relação entre S e G e dada pela relação:

Na qual H e a variação de entalpia. Na tabela e apresentada a relação entre essas grandezas e a espontaneidade da reação:

1. OBJETIVO

Determinar a variação de algumas grandezas termodinâmicas para a reação
2 Ag + Cu0 Cu2+ + 2 Ag0 , a partir da determinação da f.e.m. em diferentes temperaturas.

2. Materiais utilizados

Béquer de 100ml

Pipeta Tubo em U (ponte Salina)

Multimetro

1 termômetro
Lamina de cobre
Fio de prata

Solução de CuSO4 (1 Molar)
Solução de AgNO3 (1 Molar)
Solução de NaNO3 (1 Molar)

Procedimento experimental Os eletrodos de cobre e de prata foram lixados e em seguida lavados com álcool e cuidadosamente foram enxugados com papel absorvente. A parti desse procedimento a pilha eletroquímica foi montada. Adicionando as soluções preparadas de CuSO4 (1,0M) e AgNO3 (1,0M) em cada béquer e imersos na solução dos seus respectivos eletrodos. A célula foi adicionada a um béquer com gelo. Preparou-se a ponte salina com o auxilio de um tubo em U o qual o mesmo estava preenchido com

Relacionados