ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EMPRESA 5 PERIODO 30

Páginas: 6 (1415 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2015




FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO – FIMCA

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 5° PERÍODO
DISCIPLINA: ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EMPRESA
DOCENTE: MS. MARILEIDE FRANCO

DATA: 30/07/2015

PREPARANDO O SEU FUTURO ACADÊMICO

OBJETIVO DA DISCIPLINA

Um problema que todo empreendedor iniciante tem (além de começar a empresa, ter um produto etc.) é fazer a abertura legal da sua empresa. Infelizmentenosso país não ajuda muito em relação à burocracia exigida – são muitos registros diferentes em várias instâncias, que causam taxas altas e impostos futuros.
Uma coisa é fato: você precisa de um contador pra isso. Não só porque é ele quem conhece bem todo o processo, mas porque no Brasil toda empresa deve obrigatoriamente ter um contador (contratado ou terceiro).
Mesmo assim, é bastanterecomendado que você acompanhe o processo de perto, saiba o que está acontecendo e quais são suas possibilidades de registro e enquadramento, mesmo porque isso vai ditar como impostos e taxas incidirão sobre sua empresa. Pra isso, fizemos esse pequeno guia abaixo:

Contrato Social

Ele é extremamente importante e deve ser montado com cuidado, já que é ele que determina o que a empresa faz e como funcionam,pontos esses que implicarão diretamente nas possibilidades de produtos e serviços e, claro, nos impostos. Por exemplo, não deixe de ver se as atividades da empresa’ não se encaixam no Simples Nacional (procure bem, você pode sempre encontrar sinônimos), o que significa uma economia significativa com impostos.




Registros

1. Junta Comercial – o nascimento: Como qualquer pessoa, uma pessoajurídica também precisa nascer e ter uma certidão – isso será o registro da sua empresa na Junta Comercial. Pra essa etapa, além de alguns documentos dos sócios da empresa, você precisa também do contrato social.
2. Receita Federal – CNPJ: O lugar onde a empresa consegue o aclamado CNPJ, com o qual a empresa define, perante o governo federal, quais são suas atividades – ou seja, qual sua base paracálculo de impostos e fiscalização.
Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/downloadpgdcnpj.htm
3. Secretaria Estadual da Fazenda – Inscrição Estadual: O mesmo procedimento que o anterior, mas nesse caso só ganha uma inscrição estadual as empresas que trabalham com produtos, onde incidirá o ICMS. No caso de empresas de serviços, a inscrição é como‘isento’.
4. Prefeitura – alvará e ISSQN: No âmbito municipal é onde você consegue seu alvará de funcionamento (em alguns casos não é necessário), o que te dá à luz verde para começar a funcionar. É legal lembrar também que é pra prefeitura que todo mês você paga ISSQN, aquele imposto que custa até 5% do valor das suas notas fiscais de serviço – nunca vacile com ele!
O custo para abertura da empresa variaentre negociação com o contador, dependendo da sua cidade, estado e do seu contador. Pra ver com mais detalhes todos os processos e os documentos exigidos em cada parte.

Lembre-se, ao abrir uma pessoa jurídica, você está criando uma nova ‘pessoa’ perante o governo, então ela também precisa prestar contas, pagar impostos, tem que ter seu dinheiro separado (mesmo sendo sócio, não misture odinheiro!). Além disso, sendo sócio da empresa, seu nome e a saúde dele estão ligados ao da empresa – se um estiver com nome sujo, isso trará consequências para o outro.
IMPORTANTE
Por isso, consulte um advogado (principalmente por Contrato Social) e confie no seu contador. Nós demoramos pra achar um contador de confiança, mas depois que o encontramos, sempre recomendamos seus serviços.
COMO ABRIR SUAEMPRESA
Introdução
O tempo tem mostrado que a abertura de novos negócios, baseados na criatividade e no dinamismo do cidadão brasileiro, é fundamental para o desenvolvimento do nosso País.
No entanto, apenas vontade e coragem não são suficientes para o sucesso de um empreendimento. Para encarar tão grande responsabilidade, o novo empresário precisa conhecer os aspectos e fases que envolvem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Constituição abertura e encerramento de empresas
  • Abertura e encerramento de empresas
  • Abertura e Encerramento de Empresas
  • encerramento de uma empresa
  • Abertura e encerramento de contas bancárias
  • EMPRESA ABERTURA
  • Abertura de empresa
  • ABERTURA EMPRESA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!