abelhas

Páginas: 3 (607 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
Extinção das Abelhas - Mistério ou Verdade Encoberta?
Parte 2

Por Marise Jalowitzki
18.junho.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/extincao-das-abelhas-misterio-ou.htmlCresci ouvindo a mãe repetir: "A pior praga é a ignorância!"
E, mais tarde, aprendi outra máxima: "A responsabilidade é proporcional ao nível do conhecimento!"
Ambas carrego como verdades.
Assim,NÃO ENTENDO como e porque essa história de "MISTÉRIO" DO DESAPARECIMENTO DAS ABELHAS continua sendo INCESSANTEMENTE alardeada, como se os cientistas, pesquisadores e até mesmo vários apicultores nãosoubessem o que, exatamente, está acontecendo.

O desaparecimento é real. O desconhecimento da causa primordial, não. Até porque as consequências se proliferam, deixando a situação modificada.

Emmuitos sítios da web encontramos textos que abordam de como os "restos" do material bélico que não foi utilizado na 2ª Guerra Mundial, os materiais químicos pesados, foram "reaproveitados" e setornaram pesticidas, muitos com efeito altamente danoso para os animais (incluindo os humanos), por vezes até letal, a curto ou médio prazo. Embora sem alongar o tema com a profundidade que merece, mesmoneste blog publiquei um artigo "De armas químicas a defensivos agrícolas". Há uma vasta literatura para quem se dispõe a pesquisar, com o passo a passo da "saga" a que foi submetido o agricultor aolongo das décadas, seduzido pela "saída" que os venenos ofereciam: colheita garantida, possibilidade de maior produção, empréstimos bancários atrelados ao uso dos pesticidas.

Foi por volta dos anos 50(5 anos após o término da guerra e da disseminação dos agrotóxicos, sem estudos aprofundados das consequências) que, alguns países "experimentais" se viram diante de alguns "mistérios".

Naqueleano, o Brasil amargou uma tremenda queda na produção de mel, devido à morte súbita e inexplicável das abelhas originariamente europeias (as marrons, quase pretas). Essas abelhas, introduzidas em solo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • abelhas
  • Abelhas
  • abelha
  • As abelhas
  • Abelhas
  • Abelhas
  • Abelhas
  • as abelhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!