ABDOMINIPLASTIA

1805 palavras 8 páginas
Instituto Ibeco - Vila Mariana Curso de Pos-Graduação Dermaticista Estetica

Artigo Cientifico: A importância da técnica de drenagem linfática manual no tratamento pós-operatório de abdominoplastia

Pamela Marcela de Oliveira Santos Professora:Aleksandra Peres

A importância da técnica de drenagem linfática manual no tratamento pós-operatório de abdominoplastia

A crescente preocupação com os cuidados pós-cirúrgicos vem apresentando resultados positivos por meio da procura e meios preventivos para possíveis complicações, que tem proporcionado ao paciente um pós-operatório mais curto e, consequentemente, um resultado estético mais satisfatório (FERNANDES, 2011).
Um dos recursos é a drenagem linfática manual que visa minimizar o edema no pós-operatório de cirurgia plástica.
Hoje em dia a drenagem linfática é conhecida pelas comunidades internacionais e tem suas utilizações definidas não só para o tratamento estético, mas também para tratamento em afecções de natureza angiológica, traumáticas, neurológicas, metabólicas e cirúrgicas (BORGES, 2006).
Segundo Silva (2001), a cirurgia plástica tem apresentado uma grande procura e a mesma vem aprimorando suas técnicas. É uma área de grande atuação, havendo assim necessidade de integração de uma equipe multidisciplinar, e dessa maneira alcançar melhores resultados (BORGES, 2006). A abdominoplastia consiste na retirada de tecido subcutâneo excedente na região do abdome, através de uma incisão suprapúbica com transposição do umbigo e com plicatura dos músculos reto-abdominais. A abdominoplastia é indicada para indivíduos que apresentam gordura localizada abdominal, flacidez decorrente de emagrecimento ou gravidez, flacidez aponeurótica, diástase abdominal, abaulamentos e hérnias (BRAUN e SIMONSON, 2007).
De acordo com Manuad (2003), a abdominoplastia compreende um

Relacionados

  • texto
    511 palavras | 3 páginas