Abate

Páginas: 6 (1279 palavras) Publicado: 7 de maio de 2015
3. Pré-abate e abate de peixes

O processo produtivo de peixe requer grande atenção dos piscicultores, já que qualquer estresse causado ao peixe, pode influenciar na qualidade da carne. Por isso, são realizadas diversas operações que diminuam esse estresse e garanta maior qualidade ao produto que será destinado à mesa do consumidor. Dentre essas operações, devem ser destacadas o processo depré-abate e o abate. Já que nessas etapas inclui a despesca, classificação, seleção e transporte para o abate utilizando técnicas para não estressar o peixe e garantir a qualidade da carne do pescado.
3.1 Pré-abate dos peixes
A primeira etapa a ser realizada é o pré-abate que envolve os procedimentos que vão desde o momento do jejum até o descarregamento ou espera dos animais para o abate.
De acordocom Filho, operações pré-abate são práticas de rotina numa fazenda de aquicultura e o sucesso dessas etapas vai depender da habilidade dos funcionários e do tempo com que estas operações serão realizadas.
De acordo com Maruyama, o jejum, que se caracteriza como a primeira etapa desse processo, consiste na suspensão alimentar dos animais. A finalidade do jejum está em fazer com que os organismosconsumam menos oxigênio, excretando menos amônia e gás carbônico. Isso porque, ao serem capturados, os peixes sofrem um estresse e, por isso, acabam defecando e urinando diversas vezes, poluindo a água do transporte. Como a densidade é grande nos tanques de transporte, a água envenenada por fezes e urina, pode causar a morte dos peixes dentro ou, caso estiver sendo transportado para pesqueiros,podem morrer ao serem soltos nos tanques de pesqueiros, causando percas.
O processo de jejum, depende da idade e do habito alimentar de cada espécie. Peixes adultos devem ser mantidos em jejum por um período de 24 a 48 horas, enquanto para pós-larvas e alevinos (peixes recém nascidos) esse período deverá ser mais curto, recomendando-se de 12 a 24 horas. (FILHO J. D. B.)
Após a etapa de jejum seinicia a despesca, na qual os organismos serão retirados do tanque de criação para serem transportados para o local de abate. A despesca realizada em tanques rede é feita trazendo-se o mesmo até a margem ou ao embarcadouro, procede-se então com a suspensão da tela ou do tanque rede como todo e então com a ajuda de puçás é feita a captura dos peixes. Já em criações em tanques de terra escavados, adespesca se dá com a utilização de redes de arrasto. Na criação de peixes para consumo a despesca envolve também o processo de carregamento dos animais do tanque de criação até os caminhões de transporte, sendo que para isso, na maioria das vezes são utilizados sacos, baldes ou caixas de plástico. Boas práticas de manejo são essenciais para minimizar as perdas na produção, assim, aconselha-se que essaetapa deva ser bem planejada e executada por funcionários treinados, gastando o menor tempo possível e sempre em horários de temperaturas mais amenas.

O transporte é outra etapa incluída no processo de pré-abate e é considerada como sendo a mais traumática aos animais e responsável pela maior parte das perdas. As perdas relacionadas a essa etapa variam de acordo com o tempo de viagem, com ascondições das vias, com o preparo do motorista e com as condições climáticas durante o percurso da fazenda até o abatedouro.
Por isso, conforme Kubitza, são utilizados anestésicos para diminuir a atividade e o metabolismo dos peixes durante as operações relacionadas ao transporte, reduzindo as injúrias físicas, o consumo de oxigênio e a excreção de metabólitos tóxicos. Sendo assim é possível aumentara carga de peixes minimizando os custos do transporte.
Os peixes, de acordo com Okumura, podem ser transportados em água contendo cloreto de sódio (sal grosso), pois a adição de sal na água provoca um efeito compensador nas quedas de cloretos no plasma, que é uma das causas do estresse nos peixes. Um dos fatores que podemos observar na prevenção do estresse ao ser transportado, é o horário de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abate
  • abate bovino
  • Abate humanitário
  • Abate bovino
  • Abate de suinos
  • Abate de gados
  • abate de frango
  • Abate de aves

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!