Abate de bovinos
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO p.4
2 – TRANSPORTE E RECEPÇÃO DO BOVINOS p.5 2.1 – ABATE DE BOVINOS
3 – CONCLUSÃO p.6
4– BIBLIOGRAFIA p.7
.
1-INTRODUÇÃO
Há Tempos o abate de animais era considerado uma operação tecnológica de baixo nível cientifico, onde não se levava seriamente o tema para as universidades, institutos de pesquisas e industrias. Isso somente se assumiu quando cientificamente observou-se que os eventos se sucediam desde a propriedade rural ate o abate do animal que isso tinha grande influencia na qualidade da carne.
Existem processos denominados como abates humanitários com o objetivo de reduzir o sofrimento dos animais que serão abatidos, este abate é o conjunto de procedimentos técnicos e científicos garantindo assim o bem estar dos animais desde o embarque da propriedade rural ate o seu ponto final no matadouro – frigorifico onde e executado a operação da sangria. É essencial que se defina um bom método de abate os animais não devem ser tratados com crueldade, não podem se estressar desnecessariamente, a sangria deve ser rápida e completa, as contusões em carcaças devem ser mínimas possíveis e o método de abate deve ser higiênico, econômico e seguro para os que estão fazendo o manuseio. Lembrando que o manejo destes animais ate o frigorífico e bastante importante não só para os operadores mais também para a qualidade da carne e o bem estar destes.
Os problemas que enfrentam ao que se refere ao bem estar dos animais sempre estão relacionados com instalações e equipamentos inadequados, falta de preparo dos operadores, equipamento inadequado falta de manutenção nos equipamentos