Aas Coreto2

842 palavras 4 páginas
UNIC –UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

Determinação de ácido acetilsalicílico em comprimido

UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

Determinação de ácido acetilsalicílico em comprimido

INTRODUÇÃO
.O ácido acetilsalicílico de fórmula C8O2H7COOH ou C9H8O4 e estrutura apresentada na figura abaixo:

É uma substância orgânica muito comum utilizada na indústria farmacêutica para a produção de medicamentos que possuem ação antitérmica, no abaixamento de febres; analgésica, no alívio de dores; e anti-inflamatória, no tratamento de inflamações. A concentração média de AAS em comprimidos é de aproximadamente 500 mg os mais comuns são denominados de Aspirina ou AAS, pode ter seu teor determinado por volumetria de neutralização, ou seja, através da titulação com uma solução hidróxido de sódio previamente padronizada. A reação de neutralização que ocorre é a seguinte:
C8O2H7COOH(alc/aq) + NaOH(aq ) C8O2H7COONa(aq) + H2O(l) Na reação é usada uma mistura hidroalcoólica, representada por (alc/aq) devido à solubilidade deste ácido que é pouco solúvel em água e muito solúvel em etanol.

OBJETIVO

Determinar o teor de ácido acetilsalicílico em comprimidos de analgésicos.

MATERIAIS E REAGENTES

Material:

2Proveta de 25 mL
1 Becker de 50mL
1Becker de 100mL
1Garra para bureta
1 Bureta
2 Erlenmeryer
1 Conta – gota
2 Vidro de relógio
1 Balança Analítica
2 Bastão

Reagente

3 Gota fenolftaleína
NaOH 1mol/L
2 Comprimido de ácido acetilsalicílico
Água destilada
40 mL de Etanol

MÉTODO

Primeiramente pesou-se dois comprimidos de AAS no qual o primeiro pesava 0,5695 e o segundo 0,5972 usando uma balança analítica. Ao pesar o comprimido tomou-se cuidado para que todo material fosse transferido para um becker de 100 ml e adicionado 10ml de água destilada e 20ml de etanol e transferido para o erlenmeyer, até a total dissolução do comprimido a qual foi acrescentado 4 gotas de fenolftaleína, esse

Relacionados