Naielli E Eduarda

277 palavras 2 páginas
Conflitos Religiosos
Alunas: Naielli Lissenko
Eduarda Alves
18/05/2015

Conflito do Sul da Tailândia
Grupos em conflito: budistas e muçulmanos
O conflito no sul da Tailândia é um conflito separatista na região de maioria malaia, a região de Pattani no sul da Tailândia, composta de três províncias do sul da Tailândia. A violência tem cada vez transbordando para outras províncias. O movimento separatista provoca constantes e violentos ataques no sul da
Tailândia e criou uma atmosfera de suspeita e tensão entre muçulmanos e budistas

História
Desde 2004, as quatro províncias do sul da Tailândia, perto da Malásia, são vítimas da violência da guerrilha.
Em julho de 2005, o ex-primeiro ministro da Tailândia, Thaksin
Shinawatra, assumiu poderes emergenciais abrangentes para lidar com a insurgência, Pouco depois, em 19 de setembro de 2006,
Sonthi e uma junta militar derrubaram Thaksin em um golpe. Apesar de gestos de reconciliação a partir da junta, a revolta continuou e se intensificou. Apesar do pouco progresso na redução da violência, a junta militar declarou que a segurança estava á melhorar e que a paz viria para a região em 2008.

Mapa das províncias do sul da Tailândia, mostrando as áreas de maioria malaio-muçulmana

Mortes
Nas pesquisas de 2014, no total, 5.926 pessoas morreram. Destes,
3.461 eram muçulmanos, e 2.431 budista. Outras 10.593 pessoas ficaram feridas desde que a violência se agravou por causa do ataque de militantes muçulmanos a um arsenal militar em Narathiwat.
Os atentados com armas leves, assassinatos e atentados com explosivos se repetem quase diariamente nesta região de maioria muçulmana e etnia malaia.

Cadê a paz? será que ela fugiu?
Ou será também que nunca existiu? -Oriente

Relacionados