AartedaPrHistria

960 palavras 4 páginas
A arte da Pré-História
O ser humano sempre procurou representar, por meio de imagens, a realidade em que vive – pessoas, animais, objetos, elementos da natureza, seres que imaginava, crenças como divindades e etc...
Como na pintura feita por Karel Appel (fig. 01), nem sempre a expressão é uma cópia fiel da realidade, pois seus autores representaram o mundo da maneira que o viam e usaram a imaginação para idealizar os seres e coisas em que acreditavam.

Período Paleolítico

O homem produz Arte desde antes da invenção da escrita, por volta do ano 4000 a.C. As pinturas e desenhos mais antigos datam do Período Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada. O homem desse período era nómade, vivia da caça e, para isso, construía instrumentos de pedra lascada, ossos e madeira.
Gravava, nas paredes e nos tetos das cavernas em que se abrigavam desenhos de grandes animais, feitos com muito realismo e imitando a natureza, talvez durante rituais para que a caça fosse próspera.
As cores usadas em pinturas encontradas dentro e fora de ca­vernas são vibrantes, feitas a partir de gordura e sangue de animais, vegetais, argila e carvão das fogueiras, pois, na época, o homem já dominava o fogo. Pintava-se soprando com a boca, usando os próprios dedos, e com pincéis rudimentares feitos com pelos ou penas de animais. Por serem feitas em paredes de pedra, essas pinturas são chamadas de Arte Rupestre, do latim rupes, rocha.
Os principais sítios arqueológicos são: Caverna de Altamira -Espanha, Caverna de Lascaux - França, Parque Arqueológico do Vale do Côa - Portugal, Parque Nacional da Serra da Capivara -Brasil, entre outros.
Deste período há também esculturas em pedra, as quais mostram a figura feminina estilizada. Com as formas dos qua­dris, seios e ventre acentuadas, parecem ter um sentido divino, mostrando a fertilidade da mulher e relacionando-a a ideia de abundância (fig.02). Talvez esses sejam os primeiros registros de uma divindade feminina, o mito universal que representa a

Relacionados