aAaAasd 123

665 palavras 3 páginas
Meter
Faculdade
Universidade
Prof
Cadeira
Data
Alunos nº

Neste trabalho foi nos proposto que fizéssemos um projeto de uma estrada que começasse no ponto 1 de coordenadas M=-51540; P=206850; z=46 e acabasse na Estrada Nacional que liga Eira de Ana a Barcelos com uma velocidade de projeto de 60km/h. Para isto, tivemos que ter em conta algumas condicionantes ligadas às características da região que colocámos por tópicos.
Topografia
Tentámos ao máximo evitar colocar curvas em zonas que variasse muito a altura do terreno, não só por questões de visibilidade mas também por possíveis problemas ligados a movimentos de terra.
Hidrologia
Para efetuar a ligação entre os pontos desejados vamos passar por duas linhas de água na qual temos que no futuro arranjar uma solução viável para efetuar a passagem sobre a mesma. Uma dessas soluções pode passar pela construção de uma ponte.
Junto à Estrada Nacional que liga Eira de Ana a Barcelos tivemos o cuidado de não colocar o cruzamento com a mesma perto da linha de água ai existente como se pode constatar na figura 1.
A nossa proposta para a estrada está na cor amarela e a linha de água a azul claro.

Fig.1 – Cruzamento com a estrada nacional que liga Eira de Ana a Barcelos.

Na decisão da diretriz tivemos também o cuidado de não a fazer em cima da linha de água ou perto da mesma, pois não só implicaria custos adicionais como poderia colocar em causa a estabilidade e assentamentos associados à fundação de aterros de pavimentos.

Ocupação do solo Para desenhar a diretriz tivemos uma preocupação quanto aos terrenos existentes na área, principalmente na zona do centro, como indicado na figura 2, evitando assim passar por zonas onde os terrenos fossem pequenos (representado a cor verde) e portanto mais valiosos. Evitámos também passar por construções (representados a vermelho e cor de laranja) já existentes que obrigassem à sua demolição e consequentemente maiores

Relacionados