a15v26n1

2921 palavras 12 páginas
Relato de Caso

Síndrome hemolítico-urêmica relacionada à infecção invasiva pelo Streptococcus pneumoniae
Hemolytic-uremic syndrome complicating invasive pneumococcal disease
Anna Leticia de O. Cestari1, Ricardo Vilela2, Juliana Kunisawa1, Carlos Eduardo Lopes3

RESUMO

ABSTRACT

Objetivo: A doença pneumocócica é importante problema de saúde pública e raramente há associação desta infecção com a síndrome hemolítico-urêmica (SHU) grave.
O objetivo deste artigo é relatar o caso de um paciente com esta associação.
Descrição do caso: Criança do sexo masculino, com
17 meses de idade, admitida no hospital com insuficiência respiratória aguda e necessitando de suporte ventilatório. O exame radiológico mostrava extensa opacidade homogênea em hemitórax direito. A hemocultura foi positiva para Streptococcus pneumoniae. Nos exames de admissão, notaram-se: hemoglobina de 6,5g/dL, 38.000 plaquetas/mm3, uréia de 79mg/dL e creatinina de 1,64mg/dL. No primeiro dia, apresentou oligoanúria e hipervolemia, necessitando de hemodiafiltração. Evoluiu com disfunção de múltiplos órgãos e óbito no sétimo dia. A necrópsia mostrou áreas extensas de necrose cortical e tubular renal, com depósito de fibrina nas arteríolas.
Comentários: A SHU associada ao pneumococo apresenta morbidade e mortalidade elevadas. Em crianças com doença pneumocócica invasiva e acometimento hematológico ou renal grave, deve-se estar atento a esta rara complicação.
Merecem investigação os seguintes aspectos relacionados à doença: a função da detecção precoce de antígenos T ativados no diagnóstico e terapêutica, o papel do fator H na patogênese, o método ideal de substituição renal e a definição do prognóstico em longo prazo.

Objective: Pneumococcal diseases are a major public health problem. Severe hemolytic-uremic syndrome is an uncommon complication. The aim of this study is to report a child with this complication.
Case description: A male child with 17 months old was admitted to the hospital, due to acute

Relacionados