aço sinterizado

Páginas: 30 (7368 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Aços Sinterizados
Metalurgia do pó é tecnologia de ponta para produtos de maior qualidade.
A fim de atender às mais diversas aplicações em aços rápidos, a Villares Metals lançou, com a marca SINTER, uma linha de produtos sinterizados, feitos a partir da metalurgia do pó.
Trata-se de uma tecnologia de ponta, voltada a produtos de maior qualidade, e que apresenta vantagens em relação aos açosconvencionais, uma vez que conciliam propriedades como elevada dureza e tenacidade.
Devido às suas características, são apropriados, especialmente, às ferramentas de alta solicitação, como fresas, ferramentas de corte e de conformação a frio.
Os aços rápidos da Villares Metals, produzidos a partir da metalurgia do pó, são os seguintes: SINTER23 e SINTER30. Clique aqui e saiba um pouco mais sobreeles.
SINTER23

M3:2 1.3344

Aço rápido sinterizado, obtido por metalurgia do pó. Devido às suas elevadas propriedades de tenacidade, isotropia e resistência ao desgaste, é indicado para ferramentas de corte especiais, como fresas-caracol, facas fellows, brocas especiais, etc. e ferramentas para trabalho a frio com matrizes para corte, punção de extrusão, punções de corte, e outras. SINTER30

-

Reúne propriedades semelhantes ao SINTER23. Devido à adição de cobalto, apresenta maior dureza a quente, sendo indicado para ferramentas de corte com elevada solicitação

A fim de atender às mais diversas aplicações em aços rápidos, a Villares Metals lançou, com a marca SINTER, uma linha de produtos sinterizados, feitos a partir da metalurgia do pó.
Trata-se de umatecnologia de ponta, voltada a produtos de maior qualidade, e que apresenta vantagens em relação aos aços convencionais, uma vez que conciliam propriedades como elevada dureza e tenacidade.
Devido às suas características, são apropriados, especialmente, às ferramentas de alta solicitação, como fresas, ferramentas de corte e de conformação a frio.
Os aços rápidos da Villares Metals, produzidos a partir dametalurgia do pó, são os seguintes: SINTER23 e SINTER30. Clique aqui e saiba um pouco mais sobre eles.

A sinterização é um processo no qual pós com preparação cristalina ou não, uma vez compactados, são submetidos a temperaturas elevadas, ligeiramente menores que a sua temperatura defusão. Este processo cria uma alteração na estrutura microscópica do elemento base. Isto ocorre devido a um oumais métodos chamados "mecanismos de transporte": estes podem ser consecutivos ou concorrentes. Sua finalidade é obter uma peça sólida coerente.
Durante o processo ocorrem várias reações no estado sólido do elemento que são ativadas termicamente. Algumas podem ocorrer espontaneamente quando a base atinge uma temperatura determinada. Um fator determinante nessas reações é a quantidade de fundentesa qual é usada no processo. O fenômeno da sinterização, diz respeito às inúmeras teorias existentes, e pode ser explicado da seguinte maneira:
Adesão inicial das partículas metálicas, cujos pontos de contato aumentam com a temperatura sem que, nessa fase inicial, ocorra qualquer contração de volume e apenas com pequena influência na difusão superficial: à medida que aumenta a temperatura, ocorreum aumento da densidade, acompanhado de esferoidização e progressivo fechamento dos vazios; finalmente, mediante uma difusão nos contornos dos grãos, desaparecem os últimos vazios arredondados e isolados.
Na realidade, o processo de sinterização se baseia na ligação atômica entre a superfície de partículas vizinhas. 

Metalurgia do pó é um processo de fabricação de paças metalícas a partir dopó metálico. 

Pós metálicos ou não metálicos são comprimidos no interior de um molde com o formato desejado formando um "compactado verde" que será sinterizado. 

O processo de sinterização na metalurgia do pó consiste em aquecer o material a temperaturas abaixo do ponto de fusão do material-base provocando difusões atômicas que farão com que as propriedades mecânicas da peça aproximem-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do Capitulo
  • ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE NITRETO DE BORO HEXAGONAL NA USINABILIDADE DE LIGA DE AÇO RÁPIDO SINTERIZADO
  • Aços
  • Impregnação em sinterizados
  • Aços
  • Aços
  • Aços
  • aços

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!