Açao Cultural

Páginas: 8 (1917 palavras) Publicado: 23 de abril de 2015


1ª Atividade:

Estudo dirigido (textos dos autores SIDEKUN; EAGLETON e SANTOS).
Juliana Sabino Simonato

1. A cultura pode ser usada como arma discriminatória em nossa sociedade?
O conceito que pode nos ajudar a entender melhor o que acontece no mundo em nossa volta. Usa-se cultura como sinônimo de sofisticação, de sabedoria, de educação no sentido restrito do termo. Cultura é equivalente avolume de leituras, a controle de informações, a títulos universitários e chega até mesmo a ser confundida com inteligência. E ainda como o ditado diz: "cultura não traz discernimento". Cultura é uma palavra usada para classificar as pessoas, às vezes, grupos sociais, servindo como uma arma discriminatória contra algum sexo, idade, etnia, ou mesmo sociedades inteiras. A palavra cultura, enquantocategoria do senso-comum, ocupa um importante lugar no nosso conceitual, cujo uso na vida cotidiana é também muito comum.
"Cultura" não é simplesmente um referente que marca uma hierarquia de "civilização’, mas a maneira de viver total de um grupo, sociedade, país ou pessoa. Cultura é, em Antropologia Social e Sociedade, um mapa, um receituário, um código através do qual as pessoas de um dadogrupo, pensam, classificam, estudam e modificam o mundo a si mesmas, (ou cultura) que um conjunto de indivíduos com interesses e capacidades distintas e até mesmo opostas, transformam-se num grupo e podem viver juntos sentindo-se parte de uma mesma totalidade."
O problema é que sempre que nos aproximamos de alguma forma de comportamento e de pensamento diferente, tendemos a classificar a diferençahierarquicamente, que é uma: forma de exclui-la. Um outro modo de perceber e enfrentar a diferença cultural é tomar a diferença como um desvio, deixando de buscar seu papel numa totalidade. Dessa maneira a cultura se torna uma arma discriminatória, principalmente quando não se respeita o conceito de auteridade, ou seja, quando não há preocupação com a identidade cultural do outro.
2. Podemosafirmar que o processo de socialização, é um processo de aquisição cultural?
A Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação, sendo inicialmente pela"imitação" para se tornar mais sociável. O processo de socialização inicia-se após o nascimento, e através, primeiramente, da família ou outros agentes próximos da escola, dos meios de comunicação de massas e dos grupos de referência que são compostos pelas nossas bandas favoritas, atores, atletas, super-heróis, etc. A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em quenasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. Dessa forma, o processo de socialização está intrisicamente associado ao da aquisição cultural.
3. Baseando-se na leitura da obra "Ideia de Cultura" de Eagleton (2005), identifique três sentidos/ideias ligadas ao processo deconstituição do conceito de cultura.
Em seu livro A ideia de cultura, Terry Eagleton (2005) destaca a complexidade da palavra cultura, ao mesmo tempo ampla e restrita demais, e ressalta que se o seu significado antropológico abrange praticamente tudo, “[...] o sentido estético da palavra inclui Igor Stravinsky, mas não a ficção científica”. A tese do autor é que “[...] estamos presos, no momento,entre uma noção de cultura debilitantemente ampla e outra desconfortavelmente rígida”. (EAGLETON, 2005, p. 51). Eagleton lembra que, etimologicamente falando, o conceito de cultura é derivado do de natureza, significando tanto o que está a nossa volta como o que está dentro de nós. Nesse sentido, a ideia de “cultivo” aparece como um dos seus sentidos originais, mas cultivo não apenas de nós mesmos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é ação cultural ?
  • QUAL A DIFERENÇA ENTRE ANIMAÇÃO CULTURAL E AÇÃO CULTURAL
  • Ação Cultural e Liberdade
  • Ação cultural para a liberdade
  • Acao-cultural-para-a-liberdade
  • Resenha
  • Açao Cultural
  • Cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!