937366805/15

Páginas: 8 (1769 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
administração

moisés GOMES DOS SANTOS

ESTUDO DE CASO
THE COCA-COLA COMPANY

Feira de Santana
2012

moises GOMES DOS SANTOS

ESTUDO DE CASO
THE COCA-COLA COMPANY

. Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como pré requisito de avaliação interdiciplinar,para as diciplinasmatemática,introdução á economia, introdução á contabilidade e teoria da administração II, sob a orientação dos professores . Prof. Helenara R. Sampaio, Karen Hiramatsu Manganotti, Marcelo Resquetti Tarifa, Regina Malassise.

Feira de Santana
2012
SUMÁRIO

1. PARTE I – Embasamento Administrativo.................................................................4
2. PARTE II – EmbasamentoMatemático....................................................................5
3. PARTE III – Embasamento Econômico...................................................................7
4. PARTE IV – Embasamento Contábil........................................................................9
REFERÊNCIAS...............................................................................................10

PARTE I –Embasamento Administrativo

1) Conforme o estudo de caso, informe qual abordagem da Teoria da Administração II utilizada e aponte as características que definem a abordagem escolhida.

Durante o estudo de caso “the coca cola comphany” pode ser observado características da Teoria Neoclássica da administração,a qual tem como principais autores: Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, CyrilO’Donnell, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley, Louis Allen. Adequando os pensamentos mais bem elaborados de alguns desses autores como base, podemos justificar a denominação dessa teoria pela retomada de algumas características da administração clássica, porém mais desenvolvida, devido a alguns testes, experimentos, antes realizados.
Como principaiscaracterísticas da teoria neoclássica, pode ser definido: Ênfase na prática da Administração - enfatiza os aspectos instrumentais/ação administrativa;Reafirmação relativa de postulados clássicos-estrutura/autoridade/responsabilidade/departamentalização); Ênfase nos princípios gerais da administração; Ênfase nos objetivos e resultados, e o Ecletismo – o qual absorve o conteúdo de outras teorias.
Para aTeoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da Administração definidos por Fayol (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar) com uma nova roupagem. Esses elementos são chamados de processo administrativo.
Cada autor neoclássico definem funções administrativas ligeiramente diferentes, porém todos se baseiam no Processo administrativo da Teoria Clássica. Narealidade, as funções do administrador, ou seja, o processo administrativo, é um processo de funções intimamente relacionadas em uma interação dinâmica.
A APO (Administração por Objetivos), pode ser definida como estilo ou sistema da administração que relaciona as metas organizacionais com um desempenho e desenvolvimento individual por meio de um envolvimento de os todos os níveisadministrativos. As principais características são APO, estabelecimento conjunto de objetivos entre seus gerentes e subordinados; estabelecimento de objetivos para cada departamento ou setor; interligação dos objetivos departamentais; elaboração dos planos departamentais; elaboração dos planos operacionais, com ênfase no controle; continua avaliação, revisão e reciclagem dos planos; participação atuanteda chefia na estimulação de envolvimento dos subordinados.

2) Com base no estudo de caso, qual abordagem moderna da teoria da administração II pode ser aplicada?
Neste estudo podem ser melhor classificadas as novas abordagens da teoria da administração, diante da rapidez informatizada, a qual com sua modernidade esta sempre a frente, adequando a era industrial aos novos processos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 15
  • 15
  • 15
  • 15 a
  • 15
  • 15
  • 15
  • 15

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!