Manufacturing resource planing (mrp)

Páginas: 27 (6661 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Trabalho

“MRP”
Planeamento e capacidade Uma abordagem ao planeamento de Médio Prazo

Módulo: Gestão de Operações e Logística | 2012

Prof. Carlos Batista

João Cláudio Pimenta de Carvalho Dezembro de 2012

2 MRP

Indice
1. Introdução 2. Introdução ao MRP (Material Requirement Planning) 2.1 Evolução Histórica do MRP 2.2 Do MRP ao MRPII 2.3 Do MRPII ao ERP 3. MRP, Conceitos base doSistema 3.1 Lead time 3.2 Tamanho de Lote 3.3 Lista de materiais (Bill of Materials, BOM) 3.4 Materiais de Procura Dependente e Independente 3.5 Stocks e inventário 3.6 Lead time Off-set 4. A Lógica do Sistema MRP 4.1 Inputs e Outputs do Sistema MRP 4.2 Procedimento MRP 4.3 Explosão das necessidades líquidas em brutas 4.4 Frequênci a de processamento e actualização 5. Exemplo de Planeamento MRP 6.O planeamento da capacidade 6.1 Factores que influenciam e determinam a capacidade 6.2 Capacidade e carga 6.3 Planemento da Capcidade 6.4 CRP (Capacity Requirement Planning) 6.5 Procedimento CRP 6.6 Alternativas à capacidade 7. MRP, Problemáticas de implementação, pontos forte e fracos 7.1 Problemas com a implementação de um MRP 7.2 Pontos Forte e fracos do MRP 7. Conclusão 8. Bibliografia 3 4 45 6 7 7 7 8 9 9 10 11 12 13 14 14 15 20 20 20 21 22 24 25 26 27 28 29 30

2

3 MRP

1. Introdução
Hoje em dia no mundo dos negócios a competitividade e a agressividade que envolvem as actividades comerciais obrigam a que as empresas dediquem uma grande dos seus recursos, tanto ao nível da disponibilidade como ao nível financeiro, em planeamento. A importância do factor “Cliente” é de talforma essencial para as empresas, que uma falha nas suas operações que leve a um mau serviço ao cliente representa muitas vezes na perda desse cliente, na descredibilização de uma organização ou produto, e na consequente perda de confiança por parte do mercado. No entanto é importante observar o trabalho notável desenvolvido por estudiosos, que nos deixam um legado de informação que auxiliam asorganizações a planearem as suas produções, com um elevado nível de qualidade e organização, mantendo sempre o mais elevado nível de serviço ao cliente.

O trabalho apresentado nas páginas seguintes focasse, principalmente, nas metodologias MRP (Material Requirement Planning) e MRPII (manufacturing resource Planning), havendo ainda uma pequena abordagem ao mais recente Enterprise Resource Planing(ERP). Encontraremos no mesmo alguns factos históricos que contribuíram para o desenvolvimento de planeamento de produção que chegaram aos nossos dias. sistemas de

As tecnologias e sistemas de informação disponíveis hoje em dia são ferramentas de apoio ao planeamento. Existem 3 tipos de planeamento; o Planeamento a curto prazo (questões operacionais), a médio prazo (questões tácticas) e a longoPrazo (questões estratégicas). No trabalho aqui apresentado iremo-nos focar no planeamento que influencia mais directamente a relação das empresas com os seus clientes, o planeamento a médio prazo.

3

4 MRP

2. Introdução ao MRP (Material Requirement Planning)

O método de MRP surge nos EUA, na década de 60 e rapidamente se difundiu e estabeleceu a nível mundial.

A origem do MRP estáintrinsecamente associado ao modelo da quantidade económica de encomenda, desenvolvida nos anos de 10 por Ford Harris, mas aplicada extensivamente por R.H. Wilson na década de 30 à década de 50. Os factores que contribuíram para a adopção do MRP por um grande numero de empresas foi o facto de esta ser uma metodologia simples e de fácil aplicação, de existir uma vasta oferta de serviços deconsultoria em conceitos MRP e de ser um sistema de controlo que se encontrava amplamente documentado através de publicações de autores ilustres de como é exemplo o próprio R.H. Wilson e a sua publicação "A Scientific Routine for Stock Control" (Harvard Business Review, 13, 116-128 (1934)).

O principal objectivo do MRP é garantir que os diversos componentes e materiais necessários para a produção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erp- enterprise resource planing
  • Manufacturing Resource Planning
  • o que é MRP?
  • O que é mrp
  • o que é MRP
  • O Que MRP
  • O que é mrp
  • O que é mrp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!