8FA matriz atividade individual3596 2

518 palavras 3 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 2
Atividade: Modulo 2 - Inividual
Título: CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTAS - DIFERENÇAS
Aluno:KARIN FEINER MORAES
Disciplina: MAT. FINANCEIRA
Turma:28N
Introdução
A matemática financeira tem como objetivo estudar o valor do dinheiro em função do tempo. Sendo assim, o que irá determinar valor futuro daquele capital ou valor presente, serão os juros aplicados àquele valor em função do tempo, ou seja, a remuneração que aquele dinheiro terá. Estes juros podem ser de duas naturezas, sendo chamados pela sua forma de capitalização de juros simples ou compostos (BRANCO, 2010).
Podemos definir como regime de capitalização os métodos pelos quais os capitais são remunerados. Os regimes de capitalização normalmente utilizados em matemática financeira são simples ou compostos, ou, linear e exponencial, respectivamente.

Justificativa
Conhecer e entender a diferença dos juros simples e juros compostos é primordial para quantificar de maneira correta o valor futuro que se receberá. É importante conhecer e saber qual regime de juros incidirá sobre o valor presente.
Desenvolvimento
Os juros simples são um sistema de capitalização linear. O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor do capital inicial, ou seja, sobre os juro gerados, a cada período naõ incidirão novos juros (BRANCO, 2010).
Podemos entender os juros compostos como o que popularmente chamamos juros sobre juros. Mas, na verdade, o correto é afirmar que os juros incidem sobre o montante. O regime de juros compostos é o mais comum no sistema finnaceiroe, portanto, mais útil ara calculos de problemas do dia a dia. Os jurs gerados a cada período são incorporados ao prncipal para cálculo dos juros do período seguinte. Matematicamente, o cálculo a juros compostos é conhecido como cálculo exponencial de juros (BRANCO, 2010).

EXEMPLO DE CÁLCULO COM JUOS SIMPLES:

Qual foi o capital que gerou rendimentos de R$ 342,96 durante 11 meses, a

Relacionados