8AF Camila Jorge2

1395 palavras 6 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 2
Atividade:
Título: Correntes do pensamento econômico
Aluno: Camila Jorge Lima
Disciplina: Economia
Turma: GRDMEAD_T0116_0215
Introdução

Neste trabalho vamos apresentar as principais características das correntes do pensamento econômico das Escolas Clássicas, Neoclássica e Keynesiana. E também suas possíveis soluções para a crise atual.

Características principais da Escola Clássica

A Escola Clássica nasce sob a influência do Iluminismo, baseada em idéias como a de John Locke:

Embora a terra e todas as criaturas inferiores sejam comuns a todos os homens, cada homem tem uma propriedade em sua própria pessoa; a esta ninguém tem direito senão ele mesmo. O trabalho de seu corpo e a obra de suas mãos, pode dizer-se, são propriamente dele. Seja o que for que ele retire do estado que a natureza lhe forneceu e no qual deixou, fica-lhe misturado ao próprio trabalho, juntando-se-lhe algo que lhe pertence, e, por isso mesmo, tornando-se propriedade dele.”

Estava formada a idéia de propriedade privada. Em seguida temos os Fisiocratas e os Liberalistas, os primeiros têm a terra como única fonte de riqueza, consideravam que a riqueza e o poder nacionais não deveriam limitar-se aos estoques de metais preciosos e também eram contrários as idéias mercantilistas; os liberalistas por sua vez acreditavam na restrição das importações e estímulo as exportações, em um Estado que acumulasse material precioso, na acumulação de capital e distribuição de renda. Todavia o personagem mais importante da economia clássica foi Adam Smith, ele sistematizou a análise econômica com seu livro A Riqueza das Nações. Nesta obra Smith estabelece o trabalho como verdadeira fonte de riqueza, fundamenta os conceitos de propriedade privada, liberdade de empresa, contrato e câmbio; cria a expressão “Mão Invisível” a qual representa as forças que fazem o mercado atingir seu ponto de equilíbrio, sem qualquer intervenção do Estado. Para o Estado Smith reserva o

Relacionados