8977687665655645345354354354354

494 palavras 2 páginas
Documentário – A vida é um Sopro, Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer era de família católica e o avô dele é ministro do supremo tribunal. Ele faz referencias a sua infância, a família e a juventude, aborda também a importância da liberdade e da fantasia.
O primeiro projeto de Niemeyer foi a ‘’ Obra do Berço ‘’ ainda muito jovem. Ele recém formado era decidido a fazer uma boa arquitetura e trabalhar sem ganhar nada no escritório de Lucio Costa. O encontro de Niemeyer com o Le Corbusier (mestre da arquitetura da época) foi um grande passo na vida dele. Corbusier e Niemeyer trabalharam juntos na Obra do Ministério da Saúde.
Oscar procurou introduzir a curva na sua arquitetura, um modelo das curvas introduzidas por Oscar é a Igreja São Francisco de Assis – BH , o que dava uma mistura de carnaval , Brasil , barroco. O ângulo reto não atraia Niemeyer, o que lhe atraia eram as curvas.
Algumas obras também importantes de Niemeyer:
A sede a ONU – Nova York (1947)
Escola Militar de Campos – BH (1954)
Parlamento Latino Americano – SP (1991)
Anexo Supremo Tribunal – Brasília (1998)
Ponte Asa do Sul – Brasília (1967)
Terminal Hidroviário – Niterói (2004)
Pavilhão da Bienal – SP (1951)
A primeira vez que Niemeyer foi a Brasília foi de avião com os militares, Oscar projetou a cidade de Brasília para ser a futura capital do Brasil, e a arquitetura que predomina em Brasília são as curvadas.
Varias obras importantes de Oscar em Brasília são: A praça dos três poderes, As colunas dos prédios, A Catedral, Congresso Nacional, dentre outros.
Oscar foi Exilado do Brasil, e pode mostrar sua arquitetura em outros países. Nesse intervalo de tempo Oscar Foi trabalhar na Argélia onde projetou a Universidade de Constantino (1969), Depois Oscar foi para Paris onde projetou a construção da Sede do Partido Comunista na capital Francesa (1965) e varias outras como o Espaço Oscar Niemeyer – Le Havre (1972), que envolveu o rebaixamento de uma praça de 400 m².

Relacionados