89723798

302 palavras 2 páginas
4) (ENEM/2012) Para diminuir o acumulo de lixo e o desperdício de matérias de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.
Um exemplo de reciclagem é a utilização de a- Garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante. b- Latas de alumínio como material para fabricação de lingotes. c- Sacos plásticos de supermercado como acondicionastes de lixo caseiro. d- Embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos. e- Garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassoura.
5) (ENEM/2010) Alguns anfíbios e répteis são adaptados á vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns caos, ausência de olhos.
Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizado conceitos de teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que a- As características citadas no texto foram originadas pela seleção natural. b- A ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso. c- O corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes. d- Os patas teriam sido partidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitidas aos descendentes. e- As características de mutações no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

Relacionados