844ece15 fab5 47e1 a08c d077ac856877 1

824 palavras 4 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GEOGRAFIA

BEATRIZ PEREIRA DO NASCIMENTO

OS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE MARCAM O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO.

SÃO FRANCISCO
2015

BEATRIZ PEREIRA DO NASCIMENTO

OS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE MARCAM O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO.

Trabalho apresentado ao Curso Geografia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Cartografia e Sensoriamento; Didática e Metodologia do Ensino em Geografia; Fundamentos Epistemológicos da Geografia; Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino da Geografia; Seminário da Pratica III.

Prof. Lílian Gavioli, igor Zanatta, Eliane França, Valquiria pires e Tatiana Mendes

São Francisco-MG
2015

Introdução O conhecimento da história da cartografia torna-se fundamental para o entendimento da construção social e histórica que se manifesta na representação dos mapas os limites de cada época. Na geografia de certa forma podemos dizer que a relação entre o saber geográfico e a pratica cartográfica sempre esteve presente, que seja de forma direta ou indireta.
A cartografia visa contribuir para o entendimento o espaço geográfico considerando o ontem e o hoje, fazendo a transcrição geográficas dos fenômenos, atendendo a reprodução da realidade . O mapa, sendo uma linguagem tão antiga á em que o ser humano sempre buscou representar o espaço para diferentes fins apresenta-se com uma repreensão e comunicação entre seus pares com os aperfeiçoamentos técnicos surgem á necessidade de compreensão e uma leitura significativa. Para situar a questão dos mapas analíticos e de síntese na cartografia e o seu emprego na geografia é necessário resgatar momentos marcantes na história social da ciência do espaço social.
Passo a passo, com o acréscimo do saber organizando e das técnicas, a cartografia viveu forte desenvolvimento até a chegar os dias atuais, tendo o seu serviço um

Relacionados