79804430281

1216 palavras 5 páginas
PARA O USUÁRIO DE CRACK E OUTRAS DROGAS

INTRODUÇÃO
Nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil, o mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack . A escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade. Sabemos que muitos professores estão preocupados com esse problema, mas pela correria diária eles não têm tempo para organizar uma proposta que envolva ações planejadas e bem estruturadas para tratar dessa questão tão preocupante. Diante da necessidade, sugerimos a implantação de projetos com casas de acolhimento, tratamento e inclusão social de jovens usuários de crack e outras drogas, a partir de um modelo sistemático de atenção, instituído pelo Governo Federal, Estadual, Municipal em parceria com entidades filantrópicas e a sociedade civil.

Objetivos Gerais

O Plano de Ações Integradas de Enfrentamento ao Uso de Crack e outras Drogas, aqui apresentado, se propõe a estruturar uma rede de acolhimento, tratamento e reintegração social de usuários de drogas e apoio às suas famílias, na cidade de Araçuaí, atuando de forma sistêmica, além de promover ações de prevenção ao uso de drogas, sobretudo junto à população jovem.

Objetivos Específicos

1. Criar um sistema complementar de acolhimento, tratamento e reinserção social de usuários de substâncias psicoativas, em parceria com entidades da sociedade civil.
2. Promover o acolhimento, o abrigamento, a garantia de direitos e benefícios e a inclusão social dos usuários e seus familiares, no âmbito da Assistência Social.
3. Preparar e assessorar as equipes gestoras das escolas na prevenção, na resolução de conflitos e na mediação de dificuldades relativas ao consumo das drogas;
4. Qualificar, integrar e apoiar as redes públicas e

Relacionados