74654.8941

954 palavras 4 páginas
Estatística é um conjunto de técnicas de analise de dados, cientificamente formuladas, aplicáveis a quase todas as áreas do conhecimento. É a ciência que estuda os processos relevante a uma área de investigação. As principais aplicações de estatísticas estão nas pesquisas eleitorais, indicies eleitorais, técnica cirúrgica, meteorologia, analise de mercado, em tudo que se possa ser comprovado cientificamente.
A estatística tem pequenas incertezas:
Estatística descritiva: resumo de informações coletadas através de gráficos, tabelas e resumos numéricos.
Inferência estatística: analisam-se amostras da população e seu resultado sera deduzido ao restante da população. Para obter bons resultados devemos observar a inferência da população geral, planejar o processo experimental e estabelecer níveis de incertezas nas conclusões.
População: é o elemento da analise, onde esse elemento tem que ter características, localização geográfica e localização temporal em comum.
Amostragem Aleatória: uma pequena parte da população classificada aletoriamente sem uso da vontade para uma possível analise.
A amostragem probabilística pressupõe que a população seja sorteada aleatoriamente que a possibilidade de uma unidade da população ser sorteada seja diferente de zero, essa é a amostragem mais conveniente.
Principais técnicas probabilísticas:
Amostragem Aleatoria Simples: todas unidade da população tem a mesma chance de pertencer a amostra sorteada. A possibilidade é calculada pela fração de amostragem denominada n/N, onde n é os elementos das amostras e N os elementos da população.
Amostragem Sistematica: apresenta uma sequencia na ordem dos elementos da população e seu resultado é obtido através do calculo da fração de amostragem invertendo a ordem(N/n=k)
Amostragem Estratificada: a população se divide em partes, onde cada parte apresentara características diversas, mas razoavelmente iguais dentro de cada população.
Amostragem Conglomerada: não se fara sorteio dos

Relacionados