74596640220

683 palavras 3 páginas
A importância do ato de ler
RESENHA

O livro A Importância do Ato de Ler de Paulo Freire é composto de três breves artigos sobre a alfabetização e a título de ilustração o autor utiliza seu exemplo pessoal. Sua experiência, na infância, demonstra a importância da leitura do mundo que antecede o aprendizado da leitura da palavra.

“A retomada da infância distante, buscando a compreensão do meu ato de “ler” o mundo particular em que me movia – e até onde não sou traído pela memória –, me é absolutamente significativa. Neste esforço a que me vou entregando, re-crio, e re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra” (FREIRE, p.12).

Para Freire a leitura do seu mundo foi fundamental para a compreensão do ato de ler, de escrever ou reescrevê-lo, e transformá-lo numa prática consciente. Pois, ler não se esgota na decodificação somente da palavra ou da linguagem escrita, “mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo” (FREIRE, p. 11).

O livro, também, relata os aspectos da biblioteca popular e a relação com a alfabetização de adultos desenvolvida pelo autor e sua equipe na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Freire afirma que a biblioteca popular precisa ser o centro cultural e não um arquivo silencioso de livros. É importante que ela tenha a funcionalidade de estabelecer o aperfeiçoamento e a intensificação da forma correta da leitura do texto considerando o contexto do leitor.

“A forma como atua uma biblioteca popular, a constituição do seu acervo, as atividades que podem ser desenvolvidas no seu interior, e partir dela, tudo isso, indiscutivelmente tem que ver com técnicas, métodos, processos, previsões orçamentárias, pessoal auxiliar, mas, sobretudo, tudo isso tem que ver com uma certa política cultural” (FREIRE, p.35).

Ao mesmo tempo o autor demonstra os aspectos centrais do processo de alfabetização que precisam ser derivados da dimensão vocabular do educando, carregada de

Relacionados