70 Quest Es Povos Indigenas

Páginas: 20 (4756 palavras) Publicado: 10 de março de 2015
HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRODESCENDENTES - QUESTÕES

1 - Durante o período colonial, havia atritos entre os padres jesuítas e os habitantes locais por que:

R: Os colonos pretendiam escravizar os indígenas e os padres eram contra, pois queriam colocá-los em aldeias em missões.

2 - A colaboração dos indígenas com os europeus baseada na troca de produtos por serviços ficou conhecida sob onome de:

R: Escambo.

3 - "Pouco fruto se pode obter deles se a força do braço secular não acudir para domá-los. Para esse gênero de gente, não há melhor pregação do que a espada e a vara de ferro." (José de Anchieta. Pedro Casaldáliga in "Na Procura do Reino") O fragmento de texto anterior, escrito nos primórdios da colonização do Brasil, refere-se:

R: À catequização do índio pelos jesuítas ea utilização dos silvícolas como mão de obra nas propriedades da Companhia de Jesus.

4 - Uma das discussões mais presentes sobre as sociedades ameríndias no Brasil versa sobre o canibalismo. Relatos como o de Hans Staden dão tons tenebrosos a esta prática, vendidos no espaço europeu como a maior significação de seu atraso. Sobre esta prática podemos afirmar que entre os ameríndios:

R: Mais doque o fenômeno canibal, relatado em algumas sociedades, destaca-se a antropofagia.

5 - Sobre as tribos indígenas que ocupavam a maior parte do nosso território é correto dizer:

R: Que a maioria se apresentava como nômade ou seminômade.

6 - A carta de Pero Vaz de Caminha é um dos documentos que nos permite notar elementos da sociedade ameríndia que predominava no litoral brasileiro. Na observaçãodo marinheiro português aqueles grupos eram politicamente:

R: Pero Vaz fala em lideranças, chefes, que se "vestiam" de forma diferente e eram ouvidos pelos demais para tomada de determinadas ações.

7 - Por que a conversão dos índios ao catolicismo pode ser tida como um importante fator de aculturação?

R: Porque através das aulas de catequese o índio recebia instrução não só religiosa, a eleeram ensinados a língua portuguesa e os valores morais. Ou seja, aprenderam costumes e hábitos socialmente aceitos.

8 - Sobre a formação da identidade brasileira podemos afirmar que:

R: Sem negar que diferentes culturas deram origem ao brasileiro é, entretanto, necessário perceber que as relações entre esses diferentes povos não foi pacífica, conflitos, hierarquizações, desigualdades, injustiças ediscriminações ocorreram.

9 - “Não existe história indígena, no máximo antropologia”. Esta construção é famosa e recorrente durante séculos, e ainda hoje presente no imaginário do senso comum. Nossa visão é de um mundo desenvolvido encontrando uma sociedade atrasada e ignorante. Sobre a relação entre História e Antropologia nos estudos das sociedades ameríndias, podemos afirmar que:

R: Sãocomplementares, desde que observem que seus objetos são diferentes e que uma tem muito a acrescentar a visão da outra.

10 - De que forma o sincretismo religioso pode ser entendido como forma de resistência?

R: O sincretismo religioso consiste na introdução de elementos das culturas indígena e negra na religião oficial católica, uma vez que eram proibidos de praticar sua própria religião abertamente,mesclavam-na com o catolicismo.

11 - A alteridade é um conceito fundamental para evitarmos preconceitos na sociedade contemporânea. Para o historiador atual, a alteridade significa a/o:

R: Natureza ou condição do que é outro, do que é distinto a um povo. Como oposto à identidade, este conceito é fundamental, pois auxilia o historiador a compreender e respeitar a diversidade cultural dos povos.12 - “Os ventos e as marés constituíam um entrave considerável ao tráfico de escravos índios pela costa do Atlântico Sul. Nos anos 1620, houve transporte de cativos "tapuias" do Maranhão para Pernambuco, mas parte do percurso foi feita por terra, até atingir portos mais acessíveis no litoral do Ceará. Ao contrário, nas travessias entre Brasil e Angola, zarpava-se com facilidade de Pernambuco, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 70 Quest Es De LOM De Rio Das Ostras
  • Os povos indigenas
  • povos indigenas
  • Povos indigenas
  • Povos indígenas
  • Povo indígenas
  • Povos indígenas
  • povos indigenas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!