7 ASPECTO DE USABILIDAE EM IHC

390 palavras 2 páginas
7 Aspecto de usabilidae em ihc

Em linhas gerais usabilidade é o fator que assegura ao usuário facilidade de uso. Mas as normas e os pesquisadores da área de IHC já produziram inúmeros conceitos para o termo, mas estes conceitos estão sempre em sintonia em um determinado ponto. Na literatura e pesquisas de IHC são encontradas várias definições de usabilidade bem como diversas formas de alcançá-la, seja no projeto de sistemas ou de produto. Nielsen é um pesquisador conhecido como o pai da usabilidade e das normas que determinam o bom uso das coisas. É dele a maioria dos conceitos. Dentre os aspectos de usabilidades, o abordado aqui é o de facilidade de aprendizagem pois tomam como indicadores do produto que, ainda na forma de projeto, garantirão sua boa usabilidade.
A facilidade de aprendizagem é o aspecto primordial da aplicação a ser desenvolvida pois, não se tem a certeza de qual é o grau de experiência do cliente, no que diz respeito ao acesso a web preenchimento de cadastro, sendo assim o programa terá que ser desenvolvido de forma que quando acessado pelo cliente possua uma aparência amigável e simples, porém sem deixar a desejar no que diz respeito a funcionalidades e design para superusuários. O layout deverá ser descomplicado e auto explicativo de forma que ao visualizar o campo o cliente tenha a capacidade de até mesmo deduzir o que deverá ser preenchido.
Esse fator de usabilidade é simples de ser aplicado, a partir do momento e que não haverá a necessidade e mudanças de pessoal e de material a ser utilizado. As medidas a serem tomadas poderão ser colocadas em pratica pelo mesmo profissional que estará desenvolvendo diretamente o software não agregando maiores custos ao projeto.
Levando em consideração alguns aspectos comuns relacionados à usabilidade observamos que possuímos condições eficazes de trabalho e eficiência na execução da tarefa. Além disso, existe a satisfação do usuário que, embora subjetiva, pode determinar o nível de usabilidade

Relacionados