68562 Filmes Para Ajudar Nos Estudos

771 palavras 4 páginas
Filmes para ajudar nos estudos
Atualidades e História são disciplinas em que o cinema pode auxiliar a entender melhor os temas estudados por isso elaborei uma lista de ótimas produções acerca de 6 temas: Alemanha na Guerra Fria, Imigração Ilegal, Primavera Árabe, Ditaduras na América do Sul, Racismo nos EUA e Nazismo.
“Adeus, Lênin!”, é um filme alemão de 2002 com o astro europeu Daniel Brühl, o mesmo de “Bastardos Inglórios”, sobre uma história familiar ambientada no período da reunificação da Alemanha. Esse tema foi muito lembrado ano passado pelas comemorações dos 25 anos da queda do Muro de Berlin e o filme trata do assunto de uma maneira muito leve e divertida. Vale a pena também conferir “A Vida dos Outros” sobre a atividade da polícia secreta da Alemanha Oriental, Stasi. Vencedor do Oscar de filme estrangeiro diria que esse é imperdível!

“Rio Congelado”, é uma produção americana de 2008 e trata de um assunto muito atual que é a imigração ilegal. A história retrata a entrada de imigrantes nos Estados Unidos, não pelo México como é mais comum, mas pelo norte do país na fronteira com o Canadá, especificamente pelo Estado de Nova York. Assunto extremamente atual já que o número de imigrantes ilegais no mundo inteiro só vem aumentando e exemplo disso é o caso da entrada de haitianos no Brasil. Desde 2010 vem aumentando muito a entrada de cidadãos do Haiti e a principal razão disso é econômica. Vale a pena também assistir ao filme “Terra Firme”, produzido na Itália e lançado em 2013 que aborda especialmente o drama dos imigrantes no Mar Mediterrâneo. Outros filmes sobre a temática: “Um dia Sem Mexicanos”, “Um Dia de Fúria”, “Uma Vida Melhor” entre outros.

“A Praça Tahrir”, documentário egípcio de 2012 que aborda as manifestações no Egito e que fazem parte da chamada Primavera Árabe. Principal espaço público na história egípcia recente, a praça Tahrir, no centro de Cairo, capital do Egito, foi o local escolhido por milhares de jovens para a revolta popular.

Relacionados