62417556108

425 palavras 2 páginas
Condutores elétricos

Seção nominal determina a aplicação mais indicada para fios, cabos e cabos flexíveis

Reportagem: Ana Carolina Lourençon

Edição 35 - Maio/2011

Fotos: Marcelo Scandaroli

Fios e cabos são encontrados em diferentes bitolas, indicadas para funções específicas em instalações elétricas. Uma obra pode utilizar fios maciços, cabos e cabos flexíveis, dependendo do tipo de projeto e instalação onde se pretende utilizar. Cada fio ou cabo possui uma seção nominal, expressa em milímetros quadrados, que está relacionada à resistência elétrica do condutor, medida em laboratório. Quanto maior a necessidade de corrente em uma instalação elétrica, maior deve ser a seção nominal.

A escolha por fios, cabos ou cabos flexíveis depende do projetista ou instalador. Numa residência, por exemplo, um fio, um cabo ou um cabo flexível de seção nominal 2,5 mm² terão exatamente a mesma transmissão de corrente elétrica - a única diferença entre eles é a flexibilidade. É mais fácil, por exemplo, instalar um cabo flexível do que um fio, já que o cabo é mais maleável e reduz o risco de danificar a isolação na hora de passar pelos conduítes.

Os fios têm seções nominais menores e, portanto, são usados em circuitos com correntes elétricas limitadas, como tomadas e sistemas de iluminação. Na indústria, por exemplo, usam-se normalmente cabos e cabos flexíveis, que têm seções nominais maiores e mais adequadas ao consumo de máquinas do setor de produção.

Tipos de condutores elétricos

Fios

Fio ou fio sólido é um material maciço, formado de um único condutor, o cobre, o que faz dele um produto bem menos flexível. O fio sólido não deve ser dobrado e muito manuseado, porque o condutor de cobre pode se partir e perder a funcionalidade. Seu uso restringe-se às instalações mais simples, como sistemas de iluminação, tomadas simples e chuveiros elétricos, limitado por sua seção nominal máxima de 10 mm².

Divulgação:

Relacionados