60460609319

276 palavras 2 páginas
Wanderley Codo diz que extremismo não é bacana.

Há uma diferença entre um consumista e um consumidor: consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços compulsivamente sem necessidade. Consumidor é simplesmente aquele que compra produtos. Todas as pessoas precisam consumir a fim de satisfazer suas necessidades básicas de sobrevivência, mas sem exageros.

Tem acredite que alienado é aquele que não obedece regras e não se enquadra em padrões impostos pela sociedade, ou aquele que faz uso de drogas para tentar se livrar dos problemas, ou aquele que não lê jornais porque não se interessa pelas notícias, ou seja, de alguma forma, vive em outro mundo.

Por outro lado, há quem defenda que a alienação é o estado da pessoa que, tendo sido educada em condições sociais determinadas, se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas e opiniões; é a diminuição da capacidade dos indivíduos de pensar e agir por si próprios. O indivíduo veste o que está na moda, assiste o que todos assistem, ouve o que todos ouvem, faz o que todos fazem, sem o menor senso crítico.

O fato é que o vocábulo "alienação" tem sido muito utilizado para designar atitudes e estados muitas vezes opostos, com a intenção de suavizar a dimensão dos problemas. Se você se interessa em saber qual é o destino do dinheiro público, você é um alienado, se não se interessa, também; se você assiste muita televisão, você é um alienado, se não assiste, também. Talvez não sejam mais necessários vocábulos de significado tão complexo se houver, no ser humano, uma fusão de bom senso, ética, responsabilidade e

Relacionados