60 ano da escola rural

Páginas: 9 (2166 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Escola Rural 60 anos – Recordar é Viver
Neste Ano de 2012 o Professor Carlos Jaime Dalpaz, mais conhecido como “Tio Dalpaz”, nos deu a honra de fazer um trabalho sobre a Escola Rural para homenagear seus 60 anos de história maravilhosa e bela, que tem nossa querida escola. O objetivo desse trabalho não é apenas contar a história da escola, mas também resgatar de professores e alunoslembranças de histórias engraçadas, divertidas, românticas ou até mesmo tristes, mas a principal coisa que todos que passam pela Rural devem saber é a origem deste patrimônio, que vem na seguinte história:
No dia 2 de julho de 1951 a escola foi criada formalmente por decreto estadual, mas foi em 1952 que a escola se instalou nessa série de prédios e instalações que ficavam a disposição do Governo nessaépoca, pois era ali que se situava a Estação Experimental da Secretaria da Agricultura que se transferiu para o Distrito de Maquiné e disponibilizou o local. A secretaria de Educação e Cultura do Estado tomou conhecimento da disponibilidade desse patrimônio, através da ação decidida do Professor João Pedro dos Santos, superintendente do Ensino Rural, ficou determinada a instalação da Escola NormalRural. Em 8 de Julho de 1952 iniciou-se a primeira aula que foi dada pelo professor Luiz José Fin da matéria de Geografia.
Os anos se passavam e ideias maravilhosas para a nossa querida escola vinham a toda, uma das grandes ideias ocorreu no ano de 1960, como nessa época a escola ainda era um mero prédio da Estação Experimental e dois anexos de madeira com algumas salas de aulas, o nosso quartodiretor, Romildo Bolzan, viu a necessidade de que se ampliassem as instalações da escola. Com seu entusiasmo sonhador, convidou para sua casa o primeiro diretor Juraci Jacques Pasquotto e o professor Benito Barbosa Izolan para discutirem o assunto da ampliação. Ocorreu tudo certo quando eles mostraram o Anteprojeto a Secretaria da Educação, foi totalmente aprovada essa ideia. A construção doprojeto durou três anos e em junho de 1964 foi inaugurada a escola com o grande projeto, de Romildo, completo!
Hoje em 2012 nossa escola Rural está com mais de 900 alunos é uma escola muito dedicada com professores profissionais ótimos, preserva muito o meio ambiente com o curso técnico. O curso técnico do meio ambiente é ótimo e inspira muitos jovens a reciclar e reutilizar, no ano passado a escolafez rifas para comprar lixeiras novas para reciclagem, uma campanha inspiradora! A escola também tem um ótimo ensino, conselho quando fechar os 60 pontos e depois só a prova dos 40 pontos, no nosso ponto de vista isso é bom, pois nos prepara melhor para a vida, nos temos também um diretor muito responsável (Dilson) e a escola não tem só pessoas pessoas de Osório, também tem alunos de Capão daCanoa (como nós), Palmares, Xangri-la, Tramandaí, Maquiné, Bacupari e etc...
As merendeiras oferecem ótimos cafés da manhã, e lanches da tarde para os alunos, funcionarias responsáveis e que deixam a escola limpinha e salas brilhando, sem um risquinho nas classes “isso sim que é organização”!




Os principais cursos da escola, desde 1952 a 2012, foram esses; Curso Técnico em Agropecuária,Curso Agente de Defesa Sanitária Animal, PPT (Preparação Para o Trabalho), Curso Supletivo de formação de Regentes de Classe para Professores Leigos e Curso Técnico em Meio Ambiente.
O Curso Técnico em Agropecuária foi criado em 1972 e tem como objetivo formar profissionais no setor agrícola e pecuarista, o internato da Rural traz mais oportunidade para as pessoas cursarem o curso agropecuário eas aulas de agropecuária trazem grandes projetos para os setores animal e agrícola. Nesta ultima década (2002 a 2012) eles também aprendem a mexer com maquinas e conserta-las;
O Curso Agente de Defesa Sanitária foi criado em 1976, o objetivo é formar um profissional auxiliar técnico, destinado a área pecuarista e atendendo ás exigências da Legislação Federal de Ensino, já no ano de 1984 esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • anos 60
  • anos 60
  • Anos 60
  • anos 60
  • ANOS 60
  • Anos 60
  • Anos 60
  • Anos 60

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!