6 VIGOREXIA

310 palavras 2 páginas
VIGOREXIA (SINDROME DE ADÔNIS)
O que é vigorexia?
A vigorexia, também chamada de síndrome de Adônis, frequentemente faz com que suas vítimas abandonem o trabalho e os relacionamentos para se dedicarem à incessante busca pelo corpo perfeito. Por mais fortes que estejam, as pessoas com vigorexia sempre se consideram fracos, magros e até esqueléticos. Inicialmente, a vigorexia é uma patologia predominantemente masculina, ao contrário da anorexia, que tem como principais vítimas as mulheres - no entanto, ambos os sexos estão sujeitos a um problema ou outro.
Causas
A dependência com relação aos exercícios físicos pode ser entendida como vício, à medida que a prática de exercícios eleva o nível de endorfinas. Essa substância é responsável pela sensação de bem estar, por isso, pode provocar uma espécie de dependência química e emocional à prática física. Entre os grupos de risco, algumas pesquisas indicam que a vigorexia é mais comum em homens, com idade entre dezoito e trinta e cinco anos, podendo também ser observada em mulheres.
Sintomas da vigorexia
O principal sintoma da vigorexia é o fato de o indivíduo estar em ótima forma física e continuar achando que seu corpo é inadequado, por ser muito fraco. Outros sintomas são:
Dor muscular persistente por todo o corpo
Cansaço ao extremo
Irritabilidade
Depressão
Dieta muito restritiva
Insônia
Aumento da frequência cardíaca ao repouso
Sentimento de inferioridade
Consequências da vigorexia
Com o passar do tempo, a vigorexia pode gerar consequências danosas ao organismo, como insuficiência renal ou hepática, problemas de circulação sanguínea e depressão.
Se houver abuso do uso de anabolizantes, podendo haver doenças cardiovasculares.

Tratamento para vigorexia
O tratamento mais indicado em caso de vigorexia é a psicoterapia, cujos objetivos serão fazer o indivíduo aceitar-se como realmente é e aumentar a sua autoestima. Além disso, pode ser necessário tomar medicamentos à base de Serotonina e uma alimentação equilibrada,

Relacionados

  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas