587772456

530 palavras 3 páginas
OS TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO

O movimento mundial de educação para todos, que culminou no brasil nas políticas de educação inclusiva,abriu espaços no ensino regular paraa alunos com transtornos globais do desenvolvimento.Até então, essas crianças frequentavam apenas as escolas de educação especial, devido ás características de seu desenvolvimento que apresenta, entre outras, muitas dificuldades na socialização e em estabelecer relações com outras pessoas. Desse grupo destacamos as crianças com autismo infantil.

O AUTISMO INFANTIL
Segundo a secretaria de educação especial do MEC, o autismo pode ser compreendido como um “transtorno do desenvolvimento caracterizado, de maneira geral, por problemas nas áreas de comunicação e interação, bem como por padões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades”. Os transtornos no desenvolvimento de uma criança autista podem ser percebidos desde o primeiro ano de vida e, quanto mais cedo estas alterações forem diagnosticadas, mais cedo também irão ocorrer as intervenções terapêuticas necessárias que poderão amenizar suas consequências.
A incidência maior desse transtorno ocorre em crianças do sexo masculino, numa proporção estatística de até quatro meninos para uma menina.. Porém, os estudos mostram que, quando as meninas são acometidas de autismo, este se dá de forma muito mais severa.
A definição do autismo oferecida por Kanner em 1943 continua vigente ainda hoje, com seus três núcleos de transtornos: a)quantitativo da relação; b)alterações da comunicação e da lingagem; e c)falta de flexibilidade mental e comportamental.
Essas são as três dimensões que se incluem nas definições diagnósticas mais empregadas: o DSM-IV da Associação Americana de Psiquiatria [...] e o CID-10 da Organização Mundial da Saúde ( OMS,1993). Tais classificações não devem ser utilizadas como fundamentos rígidos do diagnóstico

Relacionados