5659765

657 palavras 3 páginas
ELETROQUÍMICA

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – FILOSTRO MACHADO CARNEIRO.
Caldas Novas – 2014
Aline Araújo,Gabriel Matheus, Jéssica Cristina, Lucas Kummer, Milena Tomé e Naftali Gomes.

ELETROQUÍMICA

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – FILOSTRO MACHADO CARNEIRO.
Caldas Novas – 2014
INTRODUÇÃO
Eletroquímica é o ramo da físico-química que estuda reações químicas que envolvem a corrente elétrica, reações químicas que se transformam em energia elétrica – pilhas – , corrente elétrica que ocorre reação química – Eletrólise –.
As reações ocorrem trocas de elétrons entre os átomos e os íons.
A eletroquímica está muito presente no nosso dia-a-dia. Está presente basicamente em pilhas e baterias utilizadas em aparelhos eletrônicos, como celular, controle remoto, lanternas, filmadoras, calculadoras, brinquedos eletrônicos, rádios à pilha, computadores, e muitos outros.

DEFINIÇÃO
As pilhas são um processo espontâneo enquanto o processo inverso são processos não espontâneos.

As reações químicas que originam corrente elétrica são as reações de oxidação –perca de elétrons, Nox aumenta – e redução – ganho de elétrons, Nox diminui –.

PILHAS DE DANIELL
A pilha de Daniell é trabalhada dentro da ideia de oxidação e redução, onde temos um elemento químico com maior potencial de oxidação que cede elétrons para um espécie de menor potencial de oxidação e esse processo de fluxo de elétrons vai ocasionar uma corrente elétrica.
Para entendermos como isso se dá, vejamos a reação de oxidorredução que ocorre entre o zinco e o cobre e como isso pode ser utilizado para gerar uma pilha:
Se colocarmos uma placa de zinco em uma solução de sulfato de zinco (ZnSO4), estaremos constituindo um eletrodo de zinco. Da mesma maneira, se colocarmos uma placa de cobre em uma solução de sulfato de cobre

Relacionados