56454515854

512 palavras 3 páginas
Maria Jose da silva Cabral
RA: 6782379579
Semestre: 1º
Curso: pedagogia
Faculdade: anhaguera
Polo presensial: tatuape

Pedagogia da autonomia

Paulo Freire (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 165 p. O livro de Paulo Freire, "Pedagogia da Autonomia" nos leva a pensar sobre a formação docente e as atitudes que o professor toma dentro da sala de aula e fora dela. Sua temática central gira em torno da pratica educativo-progressivas, incorporando a análise de saberes fundamentais, levando o educador a se tornar um ser critico, criativo e livre, livre do pensar, do saber fazer e do saber agir.
Mas como se constrói o ensino aprendizagem? O conhecimento é construído na interação com os outros, criando interagindo lado a lado com o educando, sendo sujeito da construção do conhecimento não só que ensina. O professor que pensa certo deixa transparecer ao educando o seu papel na construção do conhecimento.
O autor busca demonstrar que, embora diferentes entre si, o discente tem um papel fundamental na formação do docente, pois "Não há docência sem discência, as duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem a condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensinar a aprender" (p.25) pois o ensinar não é só uma transmissão de conhecimento ou conteúdos mas sim um processo de interação social de crescimento constante. Segundo Freire, "o educador que castra a curiosidade do educando em nome da eficácia da memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando, a capacidade de aventurar-se. Na forma, domestica" (p.63) enfatizando a necessidade do educador se afastar da forma do ensino bancário onde a um foco no conteúdo deixando de lado o que ele chama de ensinar "pensar certo" a criticar, a ler, a pesquisar, despertando a curiosidade do discente. Ele enfatiza que o

Relacionados