5556639

2439 palavras 10 páginas
METODOLOGIA
Tratou-se de um estudo bibliográfico, onde foram feitas diversas analogias com os principais autores da área e desenvolver a partir de estudos aprofundados em livros propostos por diversos assuntos, buscando com diligencia sites e busca que complementarão na realização do mesmo, com o objetivo de analisar o melhor custeio a ser utilizado pelas empresas em geral, considerando como os principais sistemas de custeio: por absorção, custeio variável (direto) e custeio ABC.
ANÁLISE DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO “custear significa acumular, determinar custos. Custeio ou custeamento são métodos de apuração de custos, maneiras segundo as quais procederemos à acumulação e apuração dos custos”.
Custeio por absorção segue os Princípios Fundamentais de contabilidade, por isso é o sistema aceito pela legislação comercial e pela legislação fiscal no Brasil. Este custeio trabalha com sistema de rateios na apropriação dos custos de dois ou mais produtos. O procedimento é feito com cada produto ou serviço absorvendo parte dos custos diretos e indiretos da fabricação.

A dificuldade que encontramos para alocar custos indiretos reside na definição da base de rateios a ser utilizada, pois é uma tarefa que envolve aspectos subjetivos e arbitrários.
Nestes métodos custos variáveis são alocados diretamente aos produtos e os custos fixos são apropriados aos produtos por meio de taxa de rateio, cabe ressaltar que os critérios de rateios dos custos indiretos diferem pela base de rateio empregada para o cálculo da taxa de absorção, ou seja, o critério adotado por uma empresa pode não ser conveniente a outra. Cabendo a cada organização fazer uma análise dos seus componentes fixos e variáveis e verificar quais os critérios que melhor relaciona esses custos com os produtos.

A metodologia de aplicação do custeamento por absorção por meio de três passos básicos:
· 1º passo - Separação entre custo e despesas, uma vez que despesas não podem ser alocadas aos produtos, pois

Relacionados