543786543298

770 palavras 4 páginas
AMADOR AGUIAR (Fundador do Banco Bradesco)
A história a ser relatada a seguir, trata do empresário Amador Aguiar, também conhecido como “Empreendedor do século”, que alcançou o sucesso sendo o fundador do Banco Bradesco.
Amador Aguiar de origem humilde do interior de São Paulo, fez seus estudos primários no grupo escolar de Sertãozinho, abandonou muito cedo os estudos para ajudar na renda familiar trabalhando em uma fazenda de café. Como não pudera suportar as condições a qual vivia, foi embora de casa com apenas 16 anos, sem noção, sem idéias e pouco sabendo da realidade a qual iria enfrentar, mas com a certeza de sua honra e dignidade.
Apesar de sua origem simples, Aguiar mantinha em mente o esforço e o trabalho para poder se portar na vida, e foi dessa maneira que ele conseguiu adquirir toda a experiência, o conhecimento e habilidades que mais tarde lhe foi muito útil, pois portara um grau mínimo de estudos. Começou trabalhando em uma tipografia. Em 1926 com 22 anos de idade começou a trabalhar de office-boy no Banco Noroeste, agência de Birigui, momento qual despertou a vontade de subir na vida e tornar-se poderoso, e com tamanho esforço passado dois anos e por todos os cargos existentes chegando até o cargo de gerente do banco. O crescimento é conseqüência do aprendizado e de sua aplicação.
Vemos na história de Amador Aguiar que, apesar do grande sucesso não era um empreendedor “nato” e sim alguém que aprendeu com seu trabalho e conhecimento diário adquirindo, tendo conteúdo para aproveitar uma oportunidade de aprender e empreender.
Surge então a oportunidade de concretizar o projeto de ser banqueiro, quando compartilha o risco com os amigos de adquirir um banco falido e o transformam no Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco). No dia da inauguração com a morte do seu sócio que seria o diretor-gerente assume o cargo então disponível.
Um bom empreendedor nunca assume riscos altos e sim toma riscos calculados, foi através de economias e dentro do seu

Relacionados