5396 17135 1 PB

5993 palavras 24 páginas
DIALÉTICA E EDUCAÇÃO – DIALÉTICA E VIOLÊNCIA – DIALÉTICA E FELICIDADE

Geraldo Lopes de Souza - AEUDF

DIALÉTICA – RESUMO HISTÓRICO E
CONCEITUAÇÃO
A palavra “dialética” vem do grego. O prefixo “dia” dá idéia de reciprocidade ou

de troca: dialegein é trocar palavras ou razões, conversar ou discutir...Daí o substantivo dialectike, a arte da discussão (FOULQUIÉ, Paul, Dialética. Gráfica Europan,1979: 9).
Em Sócrates, a dialética era usada como método de ensino para descobrir as contradições do pensamento, provocando no discípulo a eclosão do conhecimento – a maiêutica. Como visão de mundo, como filosofia, a dialética nasceu antes de Sócrates. Veio de Heráclito que viveu no século VI a.C. Heráclito ensinou que tudo está em transformação, num total processo de mudança constante. “ Tudo muda tão rapidamente,

dizia ele, que não é possível banhar-se duas vezes num mesmo rio” (GODOTTI, in
Concepção dialética da Educação, 1983:16). O movimento é o atributo fundamental das coisas – sua substância. “A realidade não é apenas Ser, ela não é, por igual, apenas Não-

Ser. A realidade é uma tensão que liga... Ser e não-Ser” (CIRNE-LIMA, Dialética para principiantes. Porto Alegre: EDIPUCS, 1996: 19). Esta postura vai imputar a Heráclito a criação do princípio de contradição.
Ao contrário de Heráclito, Parmênides, seu contemporâneo sustentava que o movimento é uma ilusão e que a realidade é imutável. Este filósofo é o responsável pelo princípio de identidade, que vai ser uma espécie de lei fundamental da filosofia ocidental, que pode expressar-se desta forma: A=A, isto é, todo ente é igual a si mesmo, ou um objeto não pode ser ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto igual e diferente a si mesmo. Ora, é exatamente este princípio de identidade que vai ser questionado pela filosofia dialética de Heráclito, o qual admite que um objeto pode ser, ao mesmo tempo, e sob o mesmo aspecto, igual e diferente de si mesmo.

Temos, pois, em Heráclito os traços fundamentais da Dialética: dois pólos

Relacionados