5239 20249 1 PB

4554 palavras 19 páginas
SHAKESPEARE APAIXONADO COMO INTRODUÇÃO A SHAKESPEARE
Déborah Scheidt1

RESUMO
Shakespeare Apaixonado pode constituir-se uma excelente porta de entrada para o universo shakespeareano. O filme desmistifica a figura de Shakespeare como gênio inacessível, mostrando de maneira bastante original o período histórico, o contexto literário e o modus operandi do teatro elisabetano. Palavras-chave: Shakespeare, metodologia de ensino, cinema

ABSTRACT
Shakespeare in Love can be an excellent entrance path into Shakespeare’s world. The film reverses the notion of Shakespeare as an untouchable genius, showing the historical period, the literary context and the modus operandi of elisabethan drama from a very original perspective.
Key words: Shakespeare, teaching methodology, cinema

MEDO DE SHAKESPEARE
Vejamos quais poderiam ser, do ponto de vista de um público leigo, algumas idéias pré-concebidas a respeito de Shakespeare, idéias essas provindas do senso-comum e, assim sendo, capazes de intimidar possíveis leitores, dificultando o trabalho do professor de literatura ou de língua inglesa.
Um primeiro empecilho, particularmente em se tratando de um falante de inglês como segunda língua, é o próprio inglês renascentista, o qual, ainda que reconhecível, costuma causar estranheza ao leitor contemporâneo.
Também a forma poética dos textos pode afastar candidatos a leitor. Mesmo nas melhores traduções, tentar entrar no universo lingüístico de Shakespeare pode converter-se em uma árdua tarefa, pelo rebuscamento da linguagem e artifícios poéticos sofisticados.

1

Déborah Scheidt é mestre em Letras –Literaturas de Língua Inglesa e professora no Centro Universitário
Campos de Andrade (UNIANDRADE) e Faculdades Curitiba.

REVISTA X – vol. 2 (2006)

1

Outro fator que pode engrossar esta lista é que, apesar de Shakespeare ser repetidamente denominado de escritor “universal” ou seja, um exímio detector dos sentimentos humanos mais básicos — como o amor, a inveja, a cobiça, a amizade, a

Relacionados