523018252

643 palavras 3 páginas
Como uma aeronave é fabricada?
Ha algum tempo, publicamos por aqui um artigo sobre os "colossos voadores" – aviões cargueiros gigantescos capazes de alçar voo graças à boa física mecânica. Mas, afinal, como essas máquinas fantásticas são construídas?
A Embraer, fabricante nacional de aeronaves, deciciu explicar de forma condensada as etapas de construção pelas quais passa um avião. Confira abaixo uma breve descrição das principais fases de produção, divididas em cinco estágios de fabricação:
Nota: as imagens foram retiradas diretamente da apresentação animada produzida pela Embraer (disponível neste link).
Estágio 1: Fornecedor
Matérias-primas especiais são utilizadas no processo de fabricação das aeronaves. Propriedades mecânicas de cada um dos materiais devem possuir um deempenho adequado quando submetidas às próximas etapas de fabricação.

Chapa de alumínio. (Fonte da imagem: Reprodução/Embraer)
Baixo custo e resistência mecânica são características de materiais como ligas de alumínio, titânio e aço inoxidável.
Estágio 2: Fabricação das peças
Faz-se, primeiramente, o estiramento do revestimento da fuselagem. Neste processo, a chapa de liga de alumínio é conformada de acordo com a curvatura da fuselagem do avião. Depois, o dimensionamento e ajuste são feitos – os painéis e as janelas, por exemplo, são cortados por uma máquina computadorizada de controle numérico (CNC) de cinco eixos.
Janelas já recortadas em chapas revestidas e conectadas. (Fonte da imagem: Reprodução/Embraer)
Ao final deste segundo estágio de produção, o tratamento superficial e a aplicação de filme anticorrosão são feitos. As chapas de liga de alumínio, depois de devidamente cortadas e curvadas, são direcionadas à próxima etapa de montagem.
Estágio 3: Montagem da fuselagem
Os painéis, já curvados, cortados e revestidos por filme anticorrosão, agora são unidos às cavernas e reforçados por meio de rebitagem (surge, então, um segmento da fuselagem). Em seguida, o processo de

Relacionados