50733012 HISTORICO LL 66

3020 palavras 13 páginas
CONVENÇÃO INTERNACIONAL
SOBRE LINHAS DE CARGA

Essa Convenção Internacional está relacionada diretamente com a segurança dos navios. Ao longo do século XIX observou-se que era uma prática comum o carregamento em excesso dos navios com conseqüências desastrosas em termos de prejuízos causados pelos constantes naufrágios, sobretudo em termos de perdas de vidas humanas.
O conceito de borda livre é importante para entender o sistema encontrado para prevenir os acidentes marítimos ocasionados por excessivo carregamento.
Borda livre é a distância vertical, medida no costado, entre a linha de flutuação e o convés, em regra o convés principal e medida a meio navio. O convés de referência é denominado Convés de Borda Livre. A borda livre é uma das medidas da reserva de flutuabilidade da embarcação.
Em outras palavras, a limitação do calado sob o qual o navio é carregado contribui significativamente para a segurança do navio, da propriedade e, sobretudo, das pessoas embarcadas.
Em que pese haver notícias e registros de estabelecimento de linhas limitadoras de carregamento ainda nos séculos X a XVI em algumas CidadesEstado da Itália (como Veneza e Gênova), a idéia de marcação de uma linha de carga máxima surgiu com força a partir das discussões advindas do trabalho de
Samuel Plimsoll, então membro da Câmara dos Comuns do Parlamento britânico,

contra o carregamento excessivo dos navios de bandeira inglesa e que causavam um número significativo de naufrágios e elevada perda de vidas humanas no mar.
Em 1873 Samuel Plimsoll publicou um manifesto chamado “Our Seamen”
(Nossos Marinheiros), onde se referia a certos navios como “caixões flutuantes”
(coffin ships), dizendo que alguns já estavam ameaçados de naufragar antes mesmo de deixar a segurança dos portos.
Por sua vez, os armadores argumentavam que a imposição de linhas de carga colocaria os navios de bandeira inglesa em desigual desvantagem competitiva em relação a outros armadores que não tinham tal limitação em termos de

Relacionados