50 ANOS DE GOLPE MILITAR TORTURA E DITADURA NUNCA MAIS

493 palavras 2 páginas
A afirmação “O homem é um ser social” feita por Aristóteles na Grécia clássica 300 anos antes de Cristo, nos coloca diante de uma questão atual e necessária, o fato de vivermos em sociedade.
Surge assim, também na Grécia clássica, a política como forma de administrar, gerenciar a pólis, através da discussão entre os iguais buscando soluções para os problemas.
A partir daí, a política passa a ser presente nos diferentes governos e de diferentes maneiras como forma de gerenciar e direcionar as atitudes dos governantes. Ela assume diferentes roupagens com o passar dos tempos.
Na Grécia clássica surge como democracia direta, em Roma ora como República ora como Império autocrático, na Idade Média assume formas de poder descentralizado, na Idade Moderna como Absolutismo e com a queda do “Ancien Regime”, com a burguesia reassume o caráter de democracia representativa.
Atualmente a democracia representativa burguesa encontra-se espalhada pelos diversos cantos do mundo e, cada vez mais, instala-se como modelo dominante.
A democracia, que significa literalmente poder do povo, possui algumas características universais tais como: participação política do povo – geralmente através de eleições diretas secretas e periódicas, a divisão funcional do poder político – em legislativo, executivo e judiciário harmônicos e independentes -, e a vigência do estado de direito.
O contrário da democracia é a Ditadura, palavra latina derivada de “dictare”, ditar ordens. Na Roma antiga o ditador era o magistrado que detinha o pleno poder, temporariamente, tendo em vista situações excepcionais.
Com o passar dos tempos o conceito de Ditadura conserva apenas o caráter de poder excepcional concentrado nas mãos do governo seja este de uma única pessoa ou de um grupo de pessoas.
Atualmente um estado é considerado ditatorial quando apresenta as seguintes características: eliminação da participação popular nas decisões políticas, a concentração do poder político, a inexistência do Estado de

Relacionados